JOLIET JUNIOR COLLEGE e FATEC MOGI MIRIM: CAMINHOS E POSSIBILIDADES DE INTERNACIONALIZAÇÃO.

Autores

  • Sandra Aparecida Silva
  • Zenaide Moschim Gianini

Palavras-chave:

Joliet Junior College, Fatec Mogi Mirim, Intercâmbio educacional

Resumo

A política educacional do governo americano para internacionalização do currículo e ensino de línguas estrangeiras possibilitou que professores e alunos da Joliet Junior College, do estado de Illinois visitassem a FATEC Mogi Mirim para a aprendizagem de português. O trabalho aqui apresentado trata da vinda desses americanos que ocorreu em duas etapas, em março e em agosto de 2015. As duas visitas tiveram, por parte da JJC, objetivos diferentes: na primeira, composta por 10 professores, “sondar” o ambiente brasileiro para sentir as possibilidades de trocas pedagógicas; e na segunda, composta por 2 professoras e 8 alunos, aprender língua e cultura brasileiras. Nesse relato, apresentamos os desafios para envolver a comunidade docente e discente da FATEC MM nesses eventos e descrevemos o nosso esforço em mostrar o Brasil considerando a cidade de Mogi Mirim um recorte do país, num trabalho que resultou em saldos muito positivos.

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Publicado

20/12/2017

Como Citar

Silva, S. A. ., & Gianini, Z. M. . (2017). JOLIET JUNIOR COLLEGE e FATEC MOGI MIRIM: CAMINHOS E POSSIBILIDADES DE INTERNACIONALIZAÇÃO . evista BTecLE, 1(2), 113–131. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1056

Edição

Seção

Artigos