Gamificação na Educação

Autores

  • Rosana Nunes

Palavras-chave:

Gamificação na Educação; Projeto Oficina de Leitura; Tecnologia; Pandemia

Resumo

Este artigo apresenta um Projeto Oficina de Leitura, realizado em aulas de Língua Portuguesa. Escolheu-se um trabalho realizado por alunos do 2º semestre do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba. A escolha desses alunos se deve ao fato de a realização do trabalho referir-se a um tema voltado à área do curso escolhido, bem como esse grupo ter cumprido as etapas estabelecidas para o desenvolvimento do projeto. Trata-se de uma proposta de educação humanizadora, a partir de uma visão emancipatória e libertária, em que os sujeitos envolvidos compreendam que podem engajar-se no processo de aprendizagem da língua materna. Assim, o artigo apresenta 3 seções. A seção 1, a apresentação do tema e o contexto histórico. A seção 2, privilegiam-se alguns exemplos atuais sobre a aprendizagem em tempos pandêmicos. A seção 3, os resultados da Oficina de Leitura realizada pelos alunos.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Brasília/DF. Ministério de Educação e Cultura. 2017. Disponível:http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em: 12.abr.2022.

DIONÍSIO, Angela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4.ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.135-151. 2007 apud Oliveira et al. (2020)

GABRE, Helen G.; KUMAR, G. The Effects of Perceived Stress and Facebook on Accounting Students Academic Performance. Toronto (Canada), v. 1, n. 2, p.87-100, 2012. Disponível em: <http://www.sciedu.ca/journal/index.php/afr/article/view/1702/0>. Acesso em: 12.mar.2022.

NUNES, Rosana Helena; Nascimento, K.; SILVA, V. S. R. Gamificação aplicada à educação: um incentivo à leitura sob a forma de oficina. Revista CBTecLE, São Paulo, v.1, n. 2, 2020. Disponível em: https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/293/pdf. Acesso em: 26 fev. 2022.

CASSEMIRO, Wagner. Gamificação (Gamificação) na Educação. Youtube, 2 de fevereiro de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XCAv79vZdVs

Downloads

Publicado

30/06/2023

Como Citar

Nunes, R. (2023). Gamificação na Educação . evista BTecLE, 7(1), 082–093. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1122

Edição

Seção

Artigos