INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E SEUS AVANÇOS NA EDUCAÇÃO REMOTA

Autores

  • Rosana Nunes

Palavras-chave:

Inovações tecnológicas; Tecnologia na educação; Oficina de leitura

Resumo

O artigo apresenta um projeto de leitura e escrita em aulas de Língua Portuguesa. Escolheu-se um trabalho realizado por alunos do 2º semestre do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba. A escolha desses alunos se deve ao fato de a realização do trabalho referir-se a um tema voltado à área do curso e o grupo ter cumprido as etapas estabelecidas para o desenvolvimento do projeto. Trata-se de uma proposta de educação humanizadora, a partir de uma visão emancipatória e libertária, em que os sujeitos envolvidos compreendam que podem engajar-se no processo de aprendizagem da língua materna. Assim, o artigo apresenta 3 seções. A seção 1, a apresentação do tema e o contexto histórico. A seção 2, privilegiam-se a Tecnologia na Educação e a importância da inovação tecnológica em instituições de ensino. A seção 3, os resultados da Oficina de Leitura realizada pelos alunos.

Referências

ALMEIDA, Evania Guedes de; LEITE, K. L.F.; FERREIRA, L. S.; FARIAS, M. S. Ensino Remoto e Tecnologia: uma nova postura docente na educação pós-pandemia. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU). Anais. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68528.

ARAÚJO, Jurandir de Almeida; NEVES, B.C.; SOBRINHO, R. A. Os avanços científicos e tecnológicos e suas implicações no campo da desigualdade e da inclusão socioeducacional. Ponto de Acesso, Salvador, v. 13, n. 3, p.57-69, dez. 2019.

BRANCO, E.P.; ADRIANO, G.; BRANCO, A.B.G.; IWASSE, L. F. A. Recursos Tecnológicos e os Desafios da Educação em Tempos de Pandemia. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA UFSCAR. Anais [...] São Paulo, UFSCAR, 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1736/1371

BRONZONI, Fabiane Silva da Fonseca. et al. Ensino remoto: desafios a ultrapassar em tempos de pandemia. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, Santa Maria, v. 21, n. 2, p. 95-105, 2020.

CASTRO, Márcia Prado. O Projeto Minerva e o desafio de ensinar matemática via rádio. 105f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), São Paulo, 2007. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11498

DIMENSTEIN, Gilberto. Aprendiz do futuro- cidadania hoje e amanhã. São Paulo: Ática, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Interações crítico-dialéticas com as tecnologias na educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. 1, p. 266- 288, 2020.

LIMA, Eliane Maria dos Santos. Tecnologia assistiva no âmbito educacional para o aluno surdo. Revista Cientifica Multidisciplinar - Núcleo do Conhecimento. São Paulo, v. 06, n. 06, p. 66-74, 2020.

MACEDO, Renata Mourão. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Revista Estudos Históricos Rio de Janeiro, v. 34, n.73, p.262-280, maio/agosto 2021.

MARQUES, Rodolfo Silva; SANTOS, L.C.S. A tecnologia, a sociedade e a educação no Brasil: algumas reflexões contemporâneas. Dossiê temático. Cenas Educacionais, Caetité Bahia Brasil, v.4, n.10745, p.1-19, 2021.

MUGNOL, Márcio. A educação à distância no Brasil: conceitos e fundamentos. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 9, nº 27, p.335–349, 2009.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2007.

OLIVEIRA, Sergiano Guerra. As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepções. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL, v. 11, n. 3, p. 126-140, 5 maio 2020.

SANTOS, Juliete de Oliveira; LESSA, M.S. Inovação na prática pedagógica: novos métodos a partir de avanços tecnológicos. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) – Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Polo Penedo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8097.

SILVA, Francisco de Assis Alves. As novas tecnologias na sala de aula. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016.

SILVA, Ione de Cássia Soares da; PRATES, T.S.; RIBEIRO, L.F.S. As novas tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Revista Em Debate. Florianópolis. v. 16, p. 107-123, 2016.

SOUSA, Clecia Messias de. et al. O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino remoto emergencial no Brasil: dificuldades e desafios. Monografia (Pós-graduação Lato Sensu em em Formação de Professores e Práticas Educativas) - Instituto Federal Goiano, Campus Ceres, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/1876/3/mon_especializa%C3%A7%C3%A3o_%20Wesley%20Gon%C3%A7alves%20da%20Silva.pdf

STINGHEN, Regiane Santos. Tecnologias na educação: dificuldades encontradas para utilizá-la no ambiente escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em educação na cultura digital). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/169794/TCC_Stinghen.pdf?sequence=1

Downloads

Publicado

30/06/2023

Como Citar

Nunes, R. (2023). INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E SEUS AVANÇOS NA EDUCAÇÃO REMOTA. evista BTecLE, 7(1), 094–105. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1123

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)