O PAPEL DOS GÊNEROS TEXTUAIS: LÍNGUA PORTUGUESA EM CURSO TECNOLÓGICO

Autores

  • Rosana Nunes

Palavras-chave:

Língua portuguesa; Protagonismo linguístico; Projeto oficina de leitura; Curso tecnológico; Humanização

Resumo

RESUMO: Este artigo objetiva apresentar os resultados de um projeto, desenvolvido com alunos de cursos tecnológicos cujo enfoque teórico-metodológico é o de privilegiar diferentes gêneros textuais, dentre eles, entrevista de emprego, oficina de leitura e artigo acadêmico. Esse trabalho intitulou-se Projeto Oficina de Leitura, tendo em vista tratar-se de um projeto em que se privilegiaram a leitura e escrita acadêmicas. Esse projeto fundamenta-se em estudos sobre Pedagogia de Projetos em Hernández (1998), uma vez que compreende um trabalho interdisciplinar em que se privilegia a área tecnológica em consonância ao trabalho com a língua portuguesa. A primeira parte trata-se da contribuição de Karl Marx (2004), Antonio Gramsci (1981-1984) e Paulo Freire (1987-1997) para uma educação que leve à formação humana, ou seja, o artigo busca privilegiar uma educação para a humanização. Na segunda parte, apresentam-se as etapas para a realização do Projeto Oficina de Leitura, desde a escrita do pré-projeto (tema, objetivos, justificativa, referencial teórico e metodologia de análise) até os resultados objetivos com a produção de um artigo pelos grupos. Assim, acredita-se que a metodologia de projetos, como ponto de partida e de chegada, no trabalho com a língua materna, pode levar a um maior protagonismo linguístico e emancipatório em cursos tecnológicos.

Referências

Referências

BAKHTIN, Mikhail (1929). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 1992a.

BAKHTIN, Mikhail (1979). Estética da criação verbal. SP: Martins fontes, 1992b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. São Paulo: Editora Círculo do Livro, 1984.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

NUNES, César. Educação em Direitos Humanos no Brasil Atual: Fundamentos Políticos e Práticas Pedagógicas Possíveis. In NUNES, César Augusto; GOMES, Catarina (orgs.). Direitos Humanos: Educação e Democracia. Campinas: Brasílica, 2019.

Downloads

Publicado

28/06/2024

Como Citar

Nunes, R. (2024). O PAPEL DOS GÊNEROS TEXTUAIS: LÍNGUA PORTUGUESA EM CURSO TECNOLÓGICO. evista BTecLE, 8(1), 150–168. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1180

Edição

Seção

Artigos