TEORIA DA SUBJETIVIDADE: UMA ABORDAGEM APLICADA AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Palavras-chave:
Subjetividade, Ensino-aprendizagem, LínguasResumo
Este texto apresenta a Teoria da Subjetividade como uma abordagem para auxiliar na compreensão dos processos de ensino-aprendizagem de línguas e, em especial, de língua estrangeira. Sob essa ótica, o objetivo deste trabalho é o de incentivar reflexões concernentes ao tema da subjetividade humana nos percursos da docência e da aprendizagem de línguas, com atenção especial ao reconhecimento das expressões subjetivas de professores e estudantes. Com essa perspectiva, espera-se despertar o interesse de linguistas aplicados para desenvolver estudos e produzir conhecimentos que articulem pressupostos de ordem teórica, epistemológica e metodológica condizentes com o arcabouço teórico proposto por González Rey na perspectiva histórico-cultural. Tendo em vista que esses processos são desenvolvidos por seres humanos, em relações constantes, a Teoria da Subjetividade é uma possibilidade para facilitar o entendimento de que o indivíduo e suas experiências são sistemas complexos singulares constituídos de subjetividades. Em síntese, o presente trabalho tem como propósito apresentar a perspectiva da Teoria da Subjetividade e seus conceitos teóricos principais, como uma abordagem aplicada aos processos de docência, de aprendizagem e suas relações mútuas no espaço escolar em que ocorrem.
Referências
AILA. What is AILA. Disponível em: https://aila.info/ Acesso em 10 de agosto de 2024.
ALAB. História. Disponível em: https://alab.org.br/historia Acesso em 10 de agosto de 2024.
ALCÂNTARA, R., OLIVEIRA, A. M. C. 2020. Aportes da epistemologia qualitativa e da metodologia construtivo-interpretativa de González Rey à pesquisa educacional: um estudo de caso. Instituto de Investigación en Educación, Universidad de Costa Rica Actualidades Investigativas en Educación, vol. 20, nº 2.
GONZÁLEZ REY, F. Epistemología cualitativa y subjetividad. Havana: Pueblo y Educacíon, 1997.
GONZÁLEZ REY, F. L. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: os processos de construção da informação. Tradução: Marcel Aristides Ferrada Silva. São Paulo: Cengage Learning, 2017b.
GONZÁLEZ REY, F. O social na psicologia e a psicologia social: a emergência do sujeito. Petrópolis: Vozes, 2004.
GONZÁLEZ REY, F.; GOULART, D. M.; BEZERRA, M. S. Ação profissional e subjetividade: para além do conceito de intervenção profissional na psicologia. Revista Educação (PUCRS. Online), v. 39, n. esp. (supl.), p. 54-65, 2016b.
GONZÁLEZ REY, Fernando Luis et al. The relevance of concept of subjective configuration in discussing human development. In: FLEER, Marilyn; GONZÁLEZ REY, Fernando; VERESOV, Nikolai (Eds.). Perezhivanie, Emotions and Subjectivity: Advancing Vygotsky´s Legacy. Singapore: Springer, 2017. p. 301-343.
GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. (org) Subjetividade, Complexidade e Pesquisa em Psicologia. São Paulo, SP: Thomson, 2005a, p. 215-240.
GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Advances in subjectivity from a cultural-historical perspective: Unfoldings and consequences for cultural studies today. In: FLEER, Marilyn; GONZÁLEZ REY, Fernando; VERESOV, Nikolai (Eds.). Perezhivanie, Emotions and Subjectivity: Advancing Vygotsky´s Legacy. Singapore: Springer, 2017. p. 230-267.
GONZALEZ REY, Fernando Luis. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005b.
GONZÁLEZ REY, Fernando Luis; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. El desarrollo de la subjetividad: una alternativa frente a las teorías del desarrollo psíquico. Ptcedh: Papeles de trabajo sobre cultura, educación y desarrollo, Girona, v. 13, n. 2, p. 3-18, 2017a.
GONZÁLEZ REY, Fernando Luis; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Epistemological and methodological issues related to the new challenges of a cultural-historical based psychology. In: FLEER, Marilyn; GONZÁLEZ REY, Fernando; VERESOV, Nikolai (Eds.). Perezhivanie, Emotions and Subjectivity: Advancing Vygotsky´s Legacy. Singapore: Springer, 2017. p. 268-300.
GONZÁLEZ REY, Fernando Luis; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Subjetividade: teoria, epistemologia e método. Campinas, SP: Alínea, 2017c.
GONZÁLEZ REY, Fernando Luis; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Una epistemología para el estudio de la subjetividad: Sus implicaciones metodológicas. Psicoperspectivas: Individuo y Sociedad, Valparaíso, Chile, v. 15, n. 1, p. 5-16, 2016.
GOULART, D. M.; MARTINEZ, A. M.; ESTEBAN-GUITART, M. The trajectory and work of Fernando González Rey: paths to his Theory of Subjectivity (Trayectoria y obra de Fernando González Rey: caminos hacia su Teoría de la Subjetividad). Estudios de Psicologia, v. 41, p. 9-30, 2020.
MADUREIRA A. F. do Amaral; UCHÔA BRANCO, A. A noção de sujeito na ciência psicológica: linguagem e constituição da subjetividade em discussão. Em: GONZÁLEZ REY, F. (org) Subjetividade, Complexidade e Pesquisa em Psicologia. São Paulo, SP: Thomson, 2005a. p. 127-154.
MITJÁNS MARTÍNEZ, A.; GONZÁLEZ REY, F. A preparação para o exercício da profissão docente: contribuições da Teoria da Subjetividade. Em: ROSSATO, M.; MITJÁNS MARTÍNEZ, A.; GONZÁLEZ REY, F. Psicologia, educação e aprendizagem escolar: avançando na contribuição da leitura cultural-histórica. São Paulo: Cortez, 2019.
MITJÁNS MARTÍNEZ, A.; GONZÁLEZ REY, F. A preparação para o exercício da profissão docente: contribuições da Teoria da Subjetividade. In: ROSSATO, M.; PERES. V. L. A. Formação de Educadores e Psicólogos: Contribuições e Desafios da Subjetividade na Perspectiva Cultural-Histórica. Appris Editora, 2019, p. 13-46.
MITJÁNS MARTÍNEZ, A.; GONZÁLEZ REY, F. Psicologia, educação e aprendizagem escolar: avançando na contribuição da leitura cultural-histórica. São Paulo: Cortez, 2017.
MITJÁNS MARTÍNEZ, A.; TACCA, M.C.V.R; PUENTES, R.V. Teoria da Subjetividade como Perspectiva Crítica: desenvolvimento, implicações e desafios atuais. Campinas, SP: Editora Alínea, 2022.
MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. A teoria da subjetividade de González Rey: uma expressão do paradigma da complexidade na psicologia. In: GONZÁLEZ REY, Fernando (Org.). Subjetividade, complexidade e pesquisa em psicologia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005a. p. 1-25.
MOITA LOPES, L. P. Introdução. In:FABRÍCIO, B. F; PENNYCOOK, A.; MOITA LOPES, L. P. (Org.) et al. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 12-42.
SCHMITZ, J. R. MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. 279 p. Rev. Brasileira de Linguística Aplicada, v. 8, n. 1, 2008.
SOUZA, E. C. de.; TORRES, J. F. P. A Teoria da Subjetividade e seus conceitos centrais. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 34–57, 2019. DOI: 10.14393/OBv3n1.a2019-50574. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/50574. Acesso em: 12 set. 2023.
TORRES, J. F.P. & GOULART, D. M. Qualitative Epistemology and constructive-interpretative methodology: a proposal for the study of subjectivity (La Epistemología Cualitativa y la metodología constructivo-interpretativa: una propuesta para el estudio de la subjetividad), Studies in Psychology: 2020, 41:1, 53-73, DOI: 10.1080/02109395.2019.1710809