A QUEM SERVE O PROGRAMA BILÍNGUE PORTUGUÊS/INGLÊS NO BRASIL?
Palavras-chave:
Programa bilingue, Mercado, Colonialidade da linguagemResumo
O ensino de língua inglesa nas redes privadas no Brasil tem recebido uma nova nomenclatura em resposta à demanda de mercado: os "programas bilíngues". Esta pesquisa se valeu da análise documental as Diretrizes Nacionais para a Educação Bilíngue no Brasil (parecer CNE/CEB nº 2/2020) e propostas de cinco editoras e três empresas educacionais que oferecem soluções terceirizadas à luz dos estudos decoloniais. O objetivo foi entender a origem das prescrições curriculares, seus interesses e o compromisso com a colonialidade no ensino da língua inglesa. A análise da legislação revelou a acentuação das desigualdades sociais, pois a Diretriz atende apenas às demandas de escolas privadas. As soluções das empresas e editoras indicam um encapsulamento curricular voltado para a demanda de mercado, sugerindo que o programa bilíngue surge de exigências mercadológicas, desconsiderando a escola e a reflexão curricular. Quanto aos docentes, a indefinição sobre suas funções foi destacada. Sendo um produto do mercado para o mercado, a colonialidade é perpetuada nesses programas, reforçando a reprodução social hegemônica colonial.
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