EIXO DE LÍNGUAS E PROGRAMAS INTERNACIONAIS: PIONEIRISMO E DIFERENCIAL NO ENSINO DAS FATECS
Palavras-chave:
Projeto de Línguas, Línguas Materna e Estrangeiras, Reestruturação Curricular, Faculdades de TecnologiaResumo
Este artigo traz a análise realizada a partir da revisão documental a respeito da implementação e consolidação do ensino de línguas nas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Neste estudo, foram elencadas e examinadas as ações que foram fundamentais para a viabilização do programa de ensino de línguas estrangeiras e materna iniciadas em 2008, em meio ao processo de reestruturação curricular dos Cursos Superiores de Tecnologia. Também foram conhecidas a metodologia de ensino adotada a partir daquele momento e as ações do Eixo de Línguas e Programas Internacionais: a criação e organização do Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica (CBTecLE) e da revista científica que leva o mesmo nome do congresso, a formação e ampliação do Núcleo de Ensino-Aprendizagem e Pesquisas em Línguas Estrangeiras (Neple) e dos Núcleos de Estudos da Linguagem (Nelfs) e o surgimento dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs). A análise do percurso histórico e o levantamento documental deixaram evidente tratar-se de um programa pioneiro, visto que as matrizes curriculares dos cursos ofertados nas Fatecs abrangerem, em sua maioria, disciplinas de línguas, é algo que os diferencia no cenário da educação superior no Brasil.
Referências
ALVARENGA, M. B. et al., Exame de entrada para alunos ingressantes no ensino superior tecnológico: uma experiência na preparação de um piloto. In: CONSOLO, D; GATTOLIN, S.; SILVA, V. (orgs.). Perspectivas em avaliação no ensino e na aprendizagem de línguas: pesquisas e encaminhamentos na formação e na prática docente. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017, p. 207-236.
_________. Participação no projeto de reestruturação curricular das línguas nas Fatecs. Entrevista cedida a Linda Catarina Gualda, Mariane Teixeira e Michelle Santos em 17 de julho de 2024.
BEDIN POLLI, M. C. O ensino de espanhol e as políticas linguísticas de uma instituição de ensino superior tecnológico: algumas reflexões. In: Desafios e Perspectivas para o ensino de espanhol no Brasil: entre rupturas e permanências. Editora Pontes, 2023, p. 359-372.
CENTRO PAULA SOUZA. Fatecs realizam 1º Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras. In: Home. Notícias. Fatec. 18 de março de 2008.
Disponível em https://www.cps.sp.gov.br/fatecs-realizam-1o-congresso-brasileiro-de-linguas-estrangeiras/ Acesso em 25 de agosto de 2024.
CENTRO PAULA SOUZA. Webinar do Congresso de Línguas das Fatecs debate ensino digital. Home. Notícias. Institucional. 17 de setembro de 2020. Disponível em https://www.cps.sp.gov.br/webinar-do-congresso-de-linguas-das-fatecs-debate-ensino-digital/ Acesso em 04 de setembro de 2024.
CENTRO PAULA SOUZA. Projeto Pedagógico de Curso: Secretariado e Assessoria Internacional. 2021a.
CENTRO PAULA SOUZA. Deliberação CEETEPS - 70, de 15-4-2021. D.O.E.; Poder Executivo I, São Paulo, 131 (72) - 60, sexta-feira, 16de abril de 2021b. Disponível em https://cesu.cps.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/Deliberacao-CEETEPS-70_2021-04-16.pdf Acesso em 12 de setembro de 2024.
CENTRO PAULA SOUZA. Memorando Circular Cesu n. 49/2022. Oferta de disciplina opcional Introdução à Libras para Ouvintes. 2022.
CENTRO PAULA SOUZA. Notícias da Cesu. Cursos e Eventos. Línguas. 09 de agosto de 2023. Disponível em https://cesu.cps.sp.gov.br/submissoes-de-resumo-para-congresso-cbtecle-abertas-ate-15-de-agosto/ Acesso em 01 de setembro de 2024.
CORTELAZZO, A. Trajetória do ensino de línguas nas Fatecs e o projeto de reestruturação curricular. Entrevista cedida a Linda Catarina Gualda, Mariane Teixeira e Michelle Santos em 25 de julho de 2024.
DIÁRIO OFICIAL. Poder Executivo – Seção I. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Conselho Deliberativo. Despacho da Presidente Nº 005/2012 – CD, DE 10-8-2012. São Paulo, 122 (151) – 39. Sábado, 11 de agosto de 2012.
Fatec Campinas. A Fatec-Campinas recebe a IV edição do Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica (CBTecLE) nos dias 27 e 28/09. Fatec News. Edição 7, volume 1, ano, 2018, p. 1-2. Disponível em https://www.fateccampinas.com.br/site/index.php/183-boletim-7-fatecnews Acesso em 05 de setembro de 2024.
Fatec Guaratinguetá. VI CBTecLE – Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica. Apresentação. Disponível em https://www.fatecguaratingueta.edu.br/cbtecle/Default.aspx Acesso em 28 de agosto de 2024.
Fatec Itapetininga. Núcleo de Estudos de Linguagem da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Itapetininga. Acadêmico. Disponível em https://sif.fatecitapetininga.edu.br/nelfi/ Acesso em 04 de setembro de 2024.
Fatec Jaboticabal. Nelf – Núcleo de Estudos da Linguagem da Fatec Jaboticabal. Sobre o Nelf. Disponível em https://www.fatecjaboticabal.edu.br/nelf Acesso em 30 de agosto de 2024.
Fatec Presidente Prudente. Núcleo de Estudos da Linguagem. Nelf. Disponível em https://fatecpp.edu.br/nelf/ Acesso em 26 de agosto de 2024.
Fatec Tatuí. Nelf – Núcleo de Estudos da Linguagem da Fatec Tatuí. Disponível em https://www.fatectatui.edu.br/site4/nelf.php Acesso em 01 de setembro de 2024.
GRITTI, N. H. S. Participação no projeto de reestruturação curricular das línguas nas Fatecs e nos PCIs. Entrevista cedida a Linda Catarina Gualda, Mariane Teixeira e Michelle Santos em 14 de agosto de 2024.
GUALDA, L. C. Relatório Parcial 3º Trimestre. Eixo de Línguas e Programas Internacionais. Cesu. Centro Paula Souza. Agosto-Outubro, 2024a.
_________. Projeto para a realização do VII CBTecLE – Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica. Apresentado à coordenadora do Eixo de Línguas e Programas Internacionais Mariane Teixeira. Cesu. CPS. São Paulo, julho, 2024b.
GUALDA, L. C.; SANTOS, M. C. O ensino de língua espanhola nas Fatecs: percurso histórico e atualidade. In: Encontro de Professores de Espanhol: Paradigmas da Educação Profissional e Tecnológica – Parte 2. São Paulo: CPS Centro Paula Souza, 2024, p. 35-49.
MARTINS, T. H. B. Participação no processo de criação dos exames de proficiência. Entrevista cedida a Linda Catarina Gualda, Mariane Teixeira e Michelle Santos em 25 de julho de 2024.
MOREIRA, R. S. C. Participação no processo de criação dos exames de proficiência em espanhol. Entrevista cedida a Linda Catarina Gualda, Mariane Teixeira e Michelle Santos em 31 de julho de 2024.
OLIVEIRA, L. S. A plataforma onde os exames de proficiência estão inseridos: como se deu o desenvolvimento, manutenção e suporte. Entrevista cedida a Linda Catarina Gualda, Mariane Teixeira e Michelle Santos em 01 de agosto de 2024.
VACCARI, D. R. P. Participação no projeto de reestruturação curricular das línguas nas Fatecs e perspectivas futuras. Entrevista cedida a Linda Catarina Gualda, Mariane Teixeira e Michelle Santos em 31de julho de 2024.
RAMOS, S. T. M.; Trajetória do ensino de línguas nas Fatecs e o projeto de reestruturação curricular. Entrevista cedida a Linda Catarina Gualda, Mariane Teixeira e Michelle Santos em 12 de julho de 2024.
RAMOS, S. T. M.; TEIXEIRA, M. Relatório do Projeto de Línguas: Inglês. Cesu. São Paulo, 2013.
Revista CBTecLE. Sobre a Revista. Cesu. Centro Paula Souza. Disponível em https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/about Acesso em 04 de setembro de 2024.
RIBEIRO, M. M. da S.; BARÇANTE, M. Exames de proficiência no Ensino Superior Tecnológico: resultados comparativos em dois momentos. Revista CBTecLE, v. 1, n.1. 2017, p. 345–359. Disponível em: https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1029
RIBEIRO, M. M. da S. Participação no projeto de reestruturação curricular das línguas nas Fatecs. Entrevista cedida a Linda Catarina Gualda, Mariane Teixeira e Michelle Santos em 29 de julho de 2024.
SUCCI JUNIOR, O. Relatório da equipe dos Projetos Colaborativos Internacionais da Cesu. 2º Trimestre de 2024. Cesu. São Paulo, 2024, p. 1-15.
_________. Projetos colaborativos internacionais na unidade de ensino superior de graduação: a evolução dos intercâmbios virtuais no Centro Paula Souza. In: REGIT – Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia. V. 14, n. 2, p. 126-140, jul/dez 2020.
TEIXEIRA, M. Participação no projeto de reestruturação curricular das línguas nas Fatecs e perspectivas futuras. Entrevista cedida a Linda Catarina Gualda e Michelle Santos em 22 de agosto de 2024a.
_________. Informativo acerca das áreas e atribuições do Eixo de Línguas e Projetos Internacionais. Cesu. Apresentado ao Diretor Acadêmico-Pedagógico André Luiz Braun Galvão. Cesu. CPS. São Paulo, julho, 2024b.
TEIXEIRA, M.; RIBEIRO, M. M. S. Relatório de aplicação de Exame de Rendimento 2024-1. Cesu. São Paulo, julho de 2024a, p. 1-12.
_________. Relatório de aplicação de Exames de Nivelamento 2024-1. Cesu. São Paulo, maio de 2024b, p. 1-8.
TIBIRIÇÁ, C. et al. Documento Síntese do III CBTecLE Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. Setembro, 2016, p. 1-4. Disponível em: https://sif.fatecitapetininga.edu.br/nelfi/pdf/cartasintese16.pdf
Acesso em 30 de agosto de 2024.
VALIM, M. A. G. Participação no projeto de reestruturação curricular das línguas nas Fatecs. Entrevista cedida a Linda Catarina Gualda, Mariane Teixeira e Michelle Santos em 15 de julho de 2024.
VEM. Virtual Exchange Medium. Informativo dos PCIs da Cesu. Número 24. Julho e Agosto de 2024.