EXAMES DE PROFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: RESULTADOS COMPARATIVOS EM DOIS MOMENTOS

Autores

  • Marlucy Maria da Silveira RIBEIRO Faculdade de Tecnologia (FATEC) Campinas, SP
  • Magali BARÇANTE Faculdade de Tecnologia (FATEC) Indaiatuba, SP e Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Avaliação, Língua Inglesa, Ensino Superior Tecnológico

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do exame de nivelamento de inglês, aplicado a alunos ingressantes das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), comparados com os resultados obtidos em um exame internacional de língua inglesa que avalia a comunicação em situações voltadas ao mercado de trabalho. O exame de nivelamento de inglês é desenvolvido e mantido pela Comissão de Elaboração de Testes de Nivelamento (CETEN) do CEETEPS. Por meio da análise comparativa foi possível avaliar o aproveitamento/rendimento dos alunos dos cursos superiores tecnológicos da Faculdade de Indaiatuba que cursaram a disciplina língua inglesa ao longo de 5 (cinco) semestres.Verificou-se uma evolução significativa de conhecimento em língua inglesa, que pode ser atribuída à aplicação do exame de nivelamento e ao envolvimento de toda a equipe de professores de inglês.

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Publicado

15/07/2017

Como Citar

RIBEIRO, M. M. da S. ., & BARÇANTE, M. (2017). EXAMES DE PROFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: RESULTADOS COMPARATIVOS EM DOIS MOMENTOS . evista BTecLE, 1(1), 345–359. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1029

Edição

Seção

Artigos