PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE CURSO ONLINE CLIL NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA: VISLUMBRANDO EMI

Magali Barçante

Resumo


RESUMO: Este artigo descreve o processo e os resultados de uma iniciativa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) de desenhar e implementar um curso-piloto online de CLIL (Content and Language Integrated Learning), de 40 horas, oferecido a professores de uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) no primeiro semestre de 2019, intitulado Aprendizagem integrada de conteúdos e de língua estrangeira na educação superior tecnológica (CLIL). Descreveremos as motivações para a elaboração do curso-piloto, a metodologia utilizada e o planejamento dos Módulos. O andamento do curso-piloto nos levou a concluir que o contexto no qual estamos inseridos – educação superior tecnológica – requer, num cenário em vias de internacionalização, um ensino que não demande do professor de áreas que não língua estrangeira conhecimento explícito da língua estrangeira, como o é com CLIL, o que nos levou à oferta de um curso online de EMI (English as a Medium of Instruction), no segundo semestre de 2019, dessa vez para professores de Fatecs e das Escolas Técnicas (Etecs) do CEETEPS.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2526-4478 - Qualis "B3" (2017/2018)

______________________________________________________________________________