ASPECTOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS EM CONTEXTO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE ENSINO

Autores

  • Cláudia Maria PAIXÃO MATTOS Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil/FAPEMA
  • Magali BARÇANTE Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, Indaiatuba, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação profissional e tecnológica, Ensino de Línguas para Fins Específicos (ELFE)

Resumo

Este trabalho visa investigar alguns aspectos da formação do professor de inglês em contexto de educação profissional e tecnológica (EPT) de um instituto federal. Busca-se verificar o início da prática do professor nesse contexto e se esta atende as demandas atuais para este tipo de ensino. Destacamos como teóricos Vian Jr. (2015) e Bedin (2017), que tratam da formação do professor de línguas para fins específicos, e Almeida Filho (2008), que destaca a importância de projetos de investigação em ELFE no âmbito das instituições tecnológicas. A pesquisa situa-se num estudo de caso interpretativo, em que foram aplicados questionários e entrevistas aos participantes. Por meio da análise de dados, constatamos que os docentes possuem um histórico de trabalho em ELFE muito semelhante e que buscam alinhar a sua prática aos pressupostos teóricos da atualidade em ELFE, embora perceba-se muitas vezes que desconhecem os preceitos que regem esse tipo de ensino. 

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Publicado

12/07/2019

Como Citar

MATTOS , C. M. P., & BARÇANTE, M. (2019). ASPECTOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS EM CONTEXTO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE ENSINO . evista BTecLE, 3(1), 059–078. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/112019183

Edição

Seção

Artigos