EMI NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: REFLEXÕES E PLANEJAMENTO DE CURSOS ONLINE

EMI IN TECHNOLOGICAL EDUCATION: REFLECTIONS AND ONLINE COURSES PLANNING

Autores

  • Magali Barçante

Palavras-chave:

Educação superior; Língua inglesa; Formação docente; Cursos online

Resumo

Este artigo descreve a motivação, elaboração e implementação de cursos de Inglês como Meio de Instrução (EMI), ofertados na modalidade virtual a professores do Centro Estadual de Educação Paula Souza (CEETEPS), a fim de, com base em literatura específica e discussão, implementarem aulas EMI nas disciplinas por eles ministradas. No entanto, cabe destacar que os módulos aqui apresentados foram retirados do último curso de 40 horas, oferecido no primeiro semestre de 2022. Com o objetivo de trazer compreensão apurada para o leitor, foram selecionadas partes relevantes dos módulos, que são subdivididos em páginas e fóruns. O processo e as considerações aqui apresentados têm apontado o potencial que aulas EMI podem trazer para o cenário de internacionalização, uma vez que nos cursos são tratadas não apenas questões metodológicas e linguísticas mas, anterior a isso, a reflexão do que implementar aulas em língua estrangeira implica.

Referências

ABREU-e-LIMA, D. M.; MORAES FILHO, W. B.; BARBOSA, W. J. C.; BLUM, A. S. O Programa Inglês sem Fronteiras e a Política de Incentivo à Internacionalização do Ensino Superior Brasileiro. Em: Simone Sarmento, Denise Martins Abreu-e-Lima, Waldenor barros Moraes Filho (Orgs.). Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras: a construção de uma política linguística para a internacionalização. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. de Aspectos da Formação de Professores de Línguas: pressupostos de área, práticas e representação. Campinas: pontes, 2022.

ANDREOTTI, V.O.; PEREIRA, R. S.; EDMUNDO, E. S. G.; ARAÚJO, F. Internacionalização da Educação Brasileira: possibilidades, paradoxos e desafios. Em José Marcelo Freitas de Luna (org.). Internacionalização do currículo: educação, interculturalidade, cidadania global. Campinas: Pontes, 2018.

BARÇANTE, M. Planejamento e Implementação de Curso Online CLIL no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza: vislumbrando EMI. Revista CBTecLE, v.1, n.2, 2020.

BAUMVOL, L. K. O uso do inglês como meio de instrução no contexto do ensino superior brasileiro: percepções de docentes. (2016). Disponível online em: https://www.researchgate.net/publication/314245587. Acesso em 18 de setembro de 2022.

CLIFFORD, V. A. Exploring Internationalization of the Curriculum Through the Lens of Global Citizenship. Em José Marcelo Freitas de Luna (org.). Internacionalização do currículo: educação, interculturalidade, cidadania global. Campinas: Pontes, 2018.

COYLE, D; HOOD, P.; MARSH, D. CLIL: Content and Language Integrated Learning. CUP, 2013.

DAFOUZ, E. e SÁNCHEZ-GARCÍA, D. ‘Does everybody understand?’ Teacher questions across disciplines in English-mediated university lectures: An exploratory study. Language Value, December 2013, Volume 5, Number 1 pp. 129-151.

DEARDEN, J. EMI (and CLIL) – a growing global trend (2017). Disponível online em: https://oupeltglobalblog.com/2017/02/02/emi-and-clil-a-growing-global-trend/. Acesso em 18 de setembro de 2022.

DEARDEN, J. English Medium Instruction: a growing global phenomenon. (2016) Disponível online em: https://www.researchgate.net/publication/309230956_English_medium_Instruction_A_Growing_Global_Phenomenon. Acesso em 18 de setembro de 2022.

EL KADRI, M. S. e GIMENEZ. T. Formando professores de inglês para o contexto do inglês como língua franca. Acta Scientiarum. Language and Culture. Maringá, v. 35, n. 2, p. 125-133, Apr.- June, 2013.

IGNÁCIO, F. O Inglês como Meio de Instrução (EMI) Na Educação Profissional: possibilidades e desafios para a formação docente. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2022.

IGNÁCIO, F.; RAMIREZ, R. A.; DITTA, A. W. C.; DE MATOS, T. Política Linguística: possibilidades para a implementação do inglês como meio de instrução no CEETEPS. Revista CBTecLE, v. 1, n. 2, 2021.

IGNÁCIO, F.; RAMIREZ, R. A.; PETEROSSI, H. G.; SANCHES, B. G. O. EMI: Uma Experiência no Ensino Superior Tecnológico. SANCHES. Revista CBTecLE, v.1, n.2, 2020.

LEAL, F. G.; MORAES, M. C. B. Internacionalização do currículo: um olhar crítico fundamentado no pensamento complexo. Em José Marcelo Freitas de Luna (org.). Internacionalização do currículo: educação, interculturalidade, cidadania global. Campinas: Pontes, 2018.

MARTINEZ, R. English as Medium of Instruction (EMI) in Brazilian Higher Education: Challenges and Opportunities. (2016). Disponível online em: https://www.researchgate.net/publication/318487508. Acesso em 18 de setembro de 2022.

Downloads

Publicado

30/12/2022

Como Citar

Barçante, M. (2022). EMI NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: REFLEXÕES E PLANEJAMENTO DE CURSOS ONLINE: EMI IN TECHNOLOGICAL EDUCATION: REFLECTIONS AND ONLINE COURSES PLANNING. evista BTecLE, 6(2), 172–186. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1089

Edição

Seção

ENGLISH AS A MEDIUM OF INSTRUCTION