TIPOLOGIA DO CONTEÚDO E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: CORRELAÇÕES

Autores

Palavras-chave:

Professor formador., Práticas pedagógicas., Ensino de inglês.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a relevância de se compreender, de forma mais profunda, o processo de ensino e aprendizagem de inglês como língua franca e como isto impacta o trabalho de formadores de professores de um curso livre de inglês em um instituto de línguas de São Paulo. Pretende-se explorar as correlações entre a literatura específica de ensino de inglês e a tipologia de conteúdo proposta por Zabala (1998). Será discutida a importância destas correlações para um ensino de inglês com função formadora e social, em contraste com uma formação meramente funcional. As contribuições de Davíd Nunan, Scott Thronbury, Diane Larsen-Freeman e Celce-Murcia serão levadas em consideração como ponto de partida para a literatura específica de língua inglesa. Metodologicamente, este artigo adota uma abordagem qualitativa-descritiva de caráter exploratório visto que a intersecção entre a literatura específica de ensino de inglês e a literatura de práticas educacionais gerais não é comumente discutida e interpretada, principalmente no contexto de cursos livres de idiomas. Pretende-se mostrar que a correlação, além de possível, é relevante para um ensino de inglês pautado nas necessidades atuais de aprendizagem e ensino de línguas. No que concerne aos formadores de professores no contexto de instituto de idiomas, este artigo busca evidenciar a importância de seus saberes serem ampliados para além do conhecimento e da literatura específicos de ensino de inglês a fim de que sua atuação colaborativa com o professor extrapole os aspectos tecnicistas da prática pedagógica e contribua para um ensino de inglês que seja formador e socialmente relevante.

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Publicado

27/12/2024

Como Citar

Salvanini, A., Silva, F. L. da, Baumann, P. C. de J. A., & Ramirez, R. A. (2024). TIPOLOGIA DO CONTEÚDO E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: CORRELAÇÕES. evista BTecLE, 8(2), 328–340. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1209

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Artigos