FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM LEVANTAMENTO DA OFERTA DE DISCIPLINAS RELACIONADAS AO ELFE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS
Palavras-chave:
Formação inicial de professores de inglês; Institutos federais; Projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Letras; Ensino de línguas para fins específicosResumo
Neste artigo, visamos apresentar e discutir resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em andamento. Com foco nos cursos de Licenciatura em Letras dos Institutos Federais, a pesquisa ocupa-se, inicialmente, de um estudo de análise documental para depreender como essas instituições estão desenvolvendo os professores pré-serviço para atuarem no ensino de línguas para fins específicos (ELFE). Realizamos um levantamento da oferta de disciplinas que preparam o professor para lecionar inglês para fins específicos. A pesquisa é essencialmente de natureza qualitativo-interpretativista, utilizando-se também de dados quantitativos. À luz das teorias que embasam o ELFE, o estudo ampara-se, entre outros, em autores como Hutchinson e Waters (1987), Strevens (1988), Almeida Filho (2018), Bedin (2017) e Ramos (2009; 2019). Os primeiros resultados apontam que, na região nordeste, dos onze institutos federais existentes, seis campi em um único estado ofertam cursos de Letras com habilitação em Língua Inglesa. Identificamos poucos projetos pedagógicos de curso que apresentam componentes curriculares com objetivos e conteúdo voltados para a formação em ELFE. Entendemos que esses resultados preliminares podem contribuir para promover discussões e reflexões acerca da formação de professores de línguas estrangeiras para a atuação em instituições de ensino técnico e tecnológico e no trabalho no contexto ELFE.
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