FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM LEVANTAMENTO DA OFERTA DE DISCIPLINAS RELACIONADAS AO ELFE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS

Authors

Keywords:

Initial training of English teachers; Federal institutes; Pedagogical projects of degree courses in Languages; Language teaching for specific purposes.

Abstract

In this article, we aim to present and discuss the partial results of an ongoing doctoral research project. With a focus on degree courses in Languages at the Federal Institutes, the research is initially concerned with a study of documentary analysis to find out how these institutions are developing pre-service teachers to work in the teaching of languages for specific purposes (TLSP). We carried out a survey of the subjects on offer that prepare teachers to teach English for Specific Purposes. The research is essentially of a qualitative-interpretative nature, also using quantitative data. In the light of the theories underpinning TLSP, the study draws on authors such as Hutchinson and Waters (1987), Strevens (1988), Almeida Filho (2018), Bedin (2017) and Ramos (2009; 2019). The first results show that, in the northeast region, from eleven federal institutes in existence, six campuses in a single state offer courses in Languages with a major in English. We identified a few course pedagogical projects that present a curricular component with objectives and content geared towards TLSP training. We believe that these preliminary results can contribute to promoting discussions and reflections on the training of foreign language teachers to work in technical and technological education institutions and in the workplace in the context of TLSP.

Author Biography

Elaine Ferreira do Vale Borges, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel e Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da UNICAMP, doutora em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da USP e pós-doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Faculdade de Letras (FALE) da UFMG. Fez estágio doutoral na Universidade de Murcia (Espanha). Trabalhou como teacher assistent (TA) no The Joseph H. Lauder Institute of Managment and International Studies da Universidade da Pennsylvania (EUA). Foi diretora cultural da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo (APLIESP). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação em ensino e aprendizagem/aquisição de línguas adicionais (incluindo Libras como L2) e teoria da complexidade/caos, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagens de ensino e pedagogia de línguas adicionais, aquisição de segunda língua e desenvolvimento de professores de línguas adicionais. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal de São Carlo (UFSCar). Na UEPG, desenvolveu o Projeto de Pesquisa Continuada "Pedagogia Complexa de Línguas Adicionais"; tendo sido Coordenadora da Área de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciaturas em Letras, uma das Coordenadoras Pedagógicas do Curso de Línguas Estrangeiras para a Comunidade (CLEC), Coordenadora Institucional do Programa Inglês Sem Fronteiras da SESu/MEC, do Projeto Paraná Fala Inglês da SETI/PR e Coordenadora do Subprojeto PIBID-Inglês da CAPES. No PPGL da UFSCar orienta pesquisas de mestrado e doutorado na linha de Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras com foco na Teoria da Complexidade/Caos. Atualmente, nessa instituiçao, é presidente da Comissão de Acompanhamento da Oferta Curricular (biênio 2023-2025). É líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Complexidade do Diretório de Pesquisa CNPq (http://grupolinc.blogspot.com.br)

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Published

2024-12-30

How to Cite

Mattos, C., & Ferreira do Vale Borges, E. . (2024). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM LEVANTAMENTO DA OFERTA DE DISCIPLINAS RELACIONADAS AO ELFE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS. evista BTecLE, 8(2). etrieved from https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1223