A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: UM OLHAR COMPLEXO-DISCURSIVO NA CONTEMPORANEIDADE
Palavras-chave:
Complexidade, Formação de Professores, Língua Inglesa, LetrasResumo
Este artigo tem como objetivo discutir como cursos de formação de professores de língua inglesa, na modernidade, pode lidar com as tecnologias de informação e comunicação, uma vez que têm (re)organizado e alterado padrões na rotina das pessoas. Com isso em mente, considerou-se o paradigma adotado por cursos de licenciatura em Letras – Inglês, a fim de propor uma reflexão crítica sobre que práticas de ensino de língua inglesa têm sido priorizadas e legitimadas nos cursos de formação de professores de língua inglesa, propiciando, dessa forma, um olhar complexo-discursivo, considerando a noção de linguagem e práticas discursivas decorrentes da tecnologia com base nos estudos de Lankshear e Knobel (2011) e Bakhtin (1999). Neste trabalho, a Teoria da Complexidade, conforme Morin (1998) serviu-nos de lente ou forma de olhar e perceber, possibilitando interpretar as diversas ações sobre o mundo e sobre a vida, ambos diante da maior adversidade do mundo contemporâneo: a fragmentação dos saberes humanos, científicos e tecnológicos.
Referências
ALMEIDA, C.; CARVALHO, E. A. (2002) Edgar Morin. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Trad. Edgar de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. (1999) São Paulo: Hucitec. BAZZO, W. A. (2014) Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. 4ª ed. Florianópolis: Editora da UFSC.
HALL, S. A. (2005) A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.
KRESS, G. (2003) Literacy in the New Media. Londres: Routledge.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. (2011). New literacies: everyday practices and social learning. Berkshire: McGraw Hill & Open University Press.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T. (2011) O professor de inglês e os Letramentos no século XXI: métodos ou ética? In: JORDÃO, C. et al (Orgs.). Formação
“Desformatada” Prática com Professores de Língua Inglesa. Campinas: Pontes.
MORIN, E. (1998) Ciência com Consciência. 2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand.
PETRAGLIA, I. C. (2001) A Educação e a Complexidade do Ser e do Saber. 5ª ed.
Petrópolis: Vozes.