A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: UM OLHAR COMPLEXO-DISCURSIVO NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Lucas Rodrigues LOPES Universidade Federal do Pará, Cametá, Brasil
  • Jeferson Cipriano de ARAÚJO Faculdade de Tecnologia de Osasco Prefeito Hirant Sanazar, Osasco, Brasil

Palavras-chave:

Complexidade, Formação de Professores, Língua Inglesa, Letras

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir como cursos de formação de professores de língua inglesa, na modernidade, pode lidar com as tecnologias de informação e comunicação, uma vez que têm (re)organizado e alterado padrões na rotina das pessoas. Com isso em mente, considerou-se o paradigma adotado por cursos de licenciatura em Letras – Inglês, a fim de propor uma reflexão crítica sobre que práticas de ensino de língua inglesa têm sido priorizadas e legitimadas nos cursos de formação de professores de língua inglesa, propiciando, dessa forma, um olhar complexo-discursivo, considerando a noção de linguagem e práticas discursivas decorrentes da tecnologia com base nos estudos de Lankshear e Knobel (2011) e Bakhtin (1999). Neste trabalho, a Teoria da Complexidade, conforme Morin (1998) serviu-nos de lente ou forma de olhar e perceber, possibilitando interpretar as diversas ações sobre o mundo e sobre a vida, ambos diante da maior adversidade do mundo contemporâneo: a fragmentação dos saberes humanos, científicos e tecnológicos.

Referências

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Publicado

09/07/2021

Como Citar

LOPES, L. R. ., & ARAÚJO, J. C. de . (2021). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: UM OLHAR COMPLEXO-DISCURSIVO NA CONTEMPORANEIDADE . evista BTecLE, 4(1), 001–008. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/200

Edição

Seção

Artigos