MÉTODO JIGSAW CLASSROOM: APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO

Autores

  • Maria Auxiliadora de Freitas Bastos MATIAS Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Rubiane Duarte MASULCK Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Sandra Giacomin SCHNEIDER Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Aprendizagem cooperativa, Jigsaw Classroom, Ensino de espanhol, Ensino superior tecnológico

Resumo

O presente estudo trata da utilização do método Jigsaw Classroom visando a sua contribuição na aprendizagem ativa e cooperativa no Ensino Superior Tecnológico. O objetivo foi auxiliar no desenvolvimento de competências como o trabalho em equipe, estimular a autoaprendizagem e aprimorar o exercício da autonomia e da criatividade. A coleta de dados ocorreu por meio de uma sondagem investigativa abordando a importância e a eficácia do desenvolvimento de práticas cooperativas no ensino de Espanhol. Os dados foram analisados à luz da teoria de metodologias ativas e aprendizagem cooperativa. Os resultados da pesquisa comprovam a eficiência do método Jigsaw Classroom quanto ao aprimoramento na autonomia, na criatividade, no trabalho em equipe e na culminância de uma mobilização efetiva das competências, dentre elas, as socioemocionais. 

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Publicado

09/07/2021

Como Citar

MATIAS, M. A. de F. B. ., MASULCK, R. D. ., & SCHNEIDER, S. G. . (2021). MÉTODO JIGSAW CLASSROOM: APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO . evista BTecLE, 4(1), 209–223. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/257

Edição

Seção

Artigos