CONCEPÇÕES SOBRE LÍNGUA, A RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR E A APRENDIZAGEM EM AULAS DE INGLÊS PELO YOUTUBE

Autores

Palavras-chave:

Metodologia no ensino de Línguas, Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa;×, Linguística Aplicada, YouTube

Resumo

Resumo:  O objetivo deste texto é apresentar a caracterização de elementos de aulas de língua inglesa pelo YouTube. Para atingir tal objetivo, analisamos aulas de inglês veiculadas em três canais. Adotamos uma abordagem de pesquisa qualitativa no campo da Linguística Aplicada para descrevermos como as aulas dos três canais observados concebem a língua, os papéis e relações entre alunos e professores e a aprendizagem, com base em teorias sobre o ensino e a aprendizagem de inglês como língua estrangeira e como se caracterizam tais ocorrências na referida plataforma. Os resultados parecem sugerir que esses aspectos são concebidos de uma forma bastante tradicional: a língua é um conjunto de estruturas a ser “transmitido” para o aluno, a relação alunos-professores é totalmente assimétrica e a aprendizagem é mecânica, no sentido da “educação bancária” criticada por Paulo Freire, mesmo inseridos em contextos hipermidiáticos em que são comuns práticas multi e translíngues.

Biografia do Autor

Patricia Pereira Martins, Unifesp Guarulhos

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP , área de Estudos Linguísticos. Professora de Inglês nos anos finais da rede particular de São Paulo. Email: patricia.martins10@unifesp.br

Orlando Vian Jr, Unifesp, São Paulo/SP; Brasil/ CNPq

Doutor e mestre em Lingu´ística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Estágios pós-doutorais na PUC-SP, The Sydney Unviersity/Australia e UNICAMP. Email: vian.junior@unifesp.br

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Publicado

28/06/2024

Como Citar

Pereira Martins, P., & Vian Jr, O. (2024). CONCEPÇÕES SOBRE LÍNGUA, A RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR E A APRENDIZAGEM EM AULAS DE INGLÊS PELO YOUTUBE. evista BTecLE, 8(1), 066–081. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1176

Edição

Seção

Artigos