CONCEPÇÕES SOBRE LÍNGUA, A RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR E A APRENDIZAGEM EM AULAS DE INGLÊS PELO YOUTUBE
Palavras-chave:
Metodologia no ensino de Línguas, Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa;×, Linguística Aplicada, YouTubeResumo
Resumo: O objetivo deste texto é apresentar a caracterização de elementos de aulas de língua inglesa pelo YouTube. Para atingir tal objetivo, analisamos aulas de inglês veiculadas em três canais. Adotamos uma abordagem de pesquisa qualitativa no campo da Linguística Aplicada para descrevermos como as aulas dos três canais observados concebem a língua, os papéis e relações entre alunos e professores e a aprendizagem, com base em teorias sobre o ensino e a aprendizagem de inglês como língua estrangeira e como se caracterizam tais ocorrências na referida plataforma. Os resultados parecem sugerir que esses aspectos são concebidos de uma forma bastante tradicional: a língua é um conjunto de estruturas a ser “transmitido” para o aluno, a relação alunos-professores é totalmente assimétrica e a aprendizagem é mecânica, no sentido da “educação bancária” criticada por Paulo Freire, mesmo inseridos em contextos hipermidiáticos em que são comuns práticas multi e translíngues.
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