ENSINO E APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO EM LÍNGUA INGLESA: UM PANORAMA DA PESQUISA CIENTÍFICA ENTRE 2018 A 2023

Autores

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Vocabulário, Língua Inglesa

Resumo

Neste artigo, temos por objetivo apresentar um panorama da pesquisa científica que contempla como o vocabulário tem sido abordado no contexto de ensino e aprendizagem de vocabulário em língua inglesa. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de um estudo de caráter exploratório e ancorado na abordagem qualitativa, contemplando um processo parcialmente sistemático que inclui a busca realizada no Google Acadêmico, contemplando o período de 2018 a 2023. Entre os aspectos investigados destacam-se a ênfase de propostas implementadas no Ensino Fundamental, o uso de aplicativos como uma das estratégias metodológicas mais utilizadas para o desenvolvimento do vocabulário e uso de atividades impressas como um dos recursos tecnológicos mais evidentes para fomentar a prática do vocabulário. Na verificação da aprendizagem do vocabulário, o uso de testes e questionários demonstraram resultados positivos.

Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas

Doutora em Linguística. Professora titular do Instituto Federal do Amazonas. Atua na graduação e no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico. Coordenadora do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro. É membro do grupo de pesquisa sobre Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino.

Referências

ABIDIN, A. Screen distractions and vocabulary gains in Memrise mobile- assisted vocabulary learning (MAVL) setting. Journal on english as a foreign language, v. 13, n. 2, p. 524-551, set. 2023. Disponível em: https://e-journal.iain-palangkaraya.ac.id/index.php/jefl/article/view/6500. Acesso em: 22 out. 2023.

ARAÚJO, A. F. D. Desconstruindo o Imperialismo Linguístico e Cultural, no Ensino de Língua Inglesa, através da Pedagogia Crítica. In: Congresso nacional de educação, 5, 2018, Olinda – PE. Anais [...] Olinda: Realize, 2018. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/46919. Acesso em: 10 out. 2023.

ARIOTTI, K. B. O efeito da frequência de jogar um mesmo jogo digital na aprendizagem de vocabulário e na compreensão leitora em língua inglesa. 2021. 157f. Dissertação (mestrado), Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2021.

BORSATTI, D. A. Os processos cognitivos na leitura em língua inglesa para fins acadêmicos: o papel da tradução automática como suporte para a aquisição lexical e a compreensão leitora. 2022. 282f. Tese (doutorado), Universidade de Santa Cruz do Sul, Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado, Santa Cruz do Sul, RS, 2022.

COELHO, I. M. W. da S. Desenvolvimento de pesquisas educacionais: implicações teórico-metodológicas, propostas e desafios da gestão de dados científicos. Revista Exitus, v. 12, n. 1, p. e022069, 2022. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1762. Acesso em: 16 dez. 2023.

COELHO, I. M. W. da S. DATACON: uma proposta metodológica para realização de pesquisas na área educacional. Revista Contrapontos, v.23, 2023a, p. 1-19. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/19053. Acesso em: 2 set. 2023.

COELHO, I. M. W. da S. Ensino e aprendizagem de língua espanhola na modalidade a distância: limitações, desafios e perspectivas. Edapeci, São Cristóvão, p. 72–85, 2023b. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/edapeci/article/view/19096/14821. Acesso em: 12 dez. 2023.

DERDOURI, M.; MAAROUF, F. The impact of graded texts and assessment factors on students’ vocabulary acquisition the case study of third year secondary school students. 2019. 71f. Dissertação (mestrado), Université Kasdi Merbah Ouargla, Argélia, 2019.

FARIAS, A. P. B. A música como instrumento de aprendizagem de vocabulário em língua inglesa: experiência com uma sequência de atividades didáticas em uma turma do ensino médio. 2020. 78f. Monografia (Conclusão de curso), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, 2020.

GATTOLIN, S. R. B. O vocabulário na sala de aula de língua estrangeira: contribuições para a elaboração de uma teoria de ensino-aprendizagem. 2005. 402f. Tese (Doutorado), Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP, 2005.

GÜRKAN, S. The Effects of a Mobile Assisted Vocabulary Learning Application on Vocabulary Learning. Turkish Online Journal of Qualitative Inquiry, v. 9(3), 288–31, jul. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326722575_The_Effects_of_a_Mobile_Assisted_Vocabulary_Learning_Application_on_Vocabulary_Learning. Acesso em: 21 out. 2023.

HELAIMIA, I; DERKI, S. The Impact of Using Theatrical Activities in Teaching Vocabulary in EFL Classes. 2020. 88f. Dissertação (mestrado), Larbi Tébessi University-Tébessa, Argélia, 2020.

JACÓBSEN, R. T. A prática reading e listening na aquisição léxico-semântica e na proficiência em inglês como língua adicional. 2022. 234f. Tese (Doutorado), Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Programa de Pós-Graduação em Letras, Santa Cruz do Sul, RS, 2022.

LEFFA, V. J. As palavras e sua companhia: O léxico na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT, 2000.

LEFFA, V. J. Língua estrangeira ensino e aprendizagem. Pelotas: EDUCAT, 2016.

MELO, C. S. R. A construção de um glossário bilíngue como auxiliar na retenção de vocabulário em um curso de inglês instrumental de curta duração. LínguaTec, Bento Gonçalves, v. 6, n. 1, p. 70-83, jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4748/2875. Acesso em: 22 out. 2023.

NATION, I. S. P. Teaching and learning vocabulary. Boston, Massachusetts: Heinle & Heinle Publishers, 1990.

NEY, V. Z. A consciência linguística lexical sob o viés da teoria sociocultural: A possibilidade da percepção de construção de conhecimento por aprendizes adultos em língua inglesa. 2019. 139f. Tese (Doutorado), Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS), Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, São Leopoldo, RS, 2019.

NICODEMES, M. T. P. Uma análise dos procedimentos metodológicos no ensino explícito de vocabulário em escola de idiomas. 2019. 32f. TCC (Licenciatura em Letras), Curso de Letras Inglês, Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DLEM), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.

OLIVEIRA, D. A. Ensino-aprendizagem de vocabulário de inglês como língua estrangeira baseado em corpus: experiência com alunos do mestrado profissional em educação e diversidade (UNEB). In: SILVA, T.I; OLIVEIRA, D. A (org). Fundamentos e práticas no ensino de língua inglesa – volume II: Relatos de experiências. Alagoinhas: Bordô-Grená, 2019. p. 125-140.

OLIVEIRA, L. D.; SILVA, E. B. Impacto da leitura intensiva em língua inglesa no repertório lexical: uma análise quantitativa. Domínios de lingu@agem, v. 10, n. 01, jan./mar. 2016.

OURO, S. A aquisição de vocabulário através de histórias na aula de Inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico. 2018. 162f. Dissertação (Mestrado), Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018.

PERALTA, C. DA. Os efeitos da consciência morfológica na ampliação de vocabulário em estudantes aprendizes de língua inglesa de um curso de extensão. 2019.125F. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, Bagé, RS, 2019.

PINHEIRO, D. da. R. Aquisição de vocabulário em língua inglesa mediado por desenhos. Revista CBtecLE, São Paulo, v. 6, n. 1, p, 74–91, jul. 2021. Disponível em: https://revista.cbtecle.com.br/CBTecLE/article/view/11. Acesso em: 22 out. 2023.

QUOC, N. L.; Van, L. H. Enhancement of EFL learners’ lexical retention: The role of social constructivism. Cogent Education, v. 10, n. 1, p. 1-16, jun. 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/2331186X.2023.222381. Acesso em: 21 out. 2023.

RODRIGUES, D. F. Um olhar crítico sobre o ensino de vocabulário em contextos de inglês como língua estrangeira. Trabalhos em linguística aplicada, Campinas, 45 (1), p.: 55-73, jan./jun., 2006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639422. Acesso em: 2 dez. 2023.

SANGITADULAL. Effectiveness of youtube videos in teaching vocabulary. 2021. 87f. Dissertação (mestrado), Tribhuvan University, Nepal, 2021.

SCARAMUCCI, M. V. R.; GATTOLIN, S. R. B. (org). Pesquisas sobre vocabulário em língua estrangeira. 1ª ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.

SOUSA, G. M. B.; CARDOSO, L. A. B.; TOASSI, P. F. P. Duolingo como uma ferramenta para aperfeiçoar a escrita do vocabulário no inglês como língua estrangeira. Letras em Revista, v. 9, n. 01, jan./jun. 2018.

STANG, M. Do. N. Hard rock e heavy metal: aquisição de vocabulário na língua inglesa por meio da música. L&P - Licenciaturas & Pesquisa Uniandrade, Paraná, v.1, n.1, p. 78-89, 2021. Disponível em: https://revistahom.uniandrade.br/index.php/revistalicenciaturasepesquisa/index. Acesso em: 21 out. 2023.

TERENZI, D. Linguística de corpus no ensino de inglês para fins específicos: Sequência didática com foco em vocabulário e a perspectiva dos alunos de tecnologia em manutenção de aeronaves. In: SANTOS, G. M.; SERRA, L. H.; SILVEIRA, T. S. (org). Estudos do léxico geral e especializado teorias e aplicações - Volume II. Catu: Bordô-Grená, 2021, p. 72-94.

TRAQUEIA, C. M. G. As canções como recurso para a aprendizagem de vocabulário em aula de inglês do 1º CEB. 2018. 113f. Relatório de Mestrado (Mestre em Ensino de Inglês), Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Portugal, 2018.

VAZ, P. P. Os recursos multimédia e a retenção de vocabulário na aprendizagem da língua inglesa no 1o ciclo do ensino básico. 2012. 103f. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Letras, Universidade do Porto. Porto, Portugal, 2012.

YAMAMOTO, M. J. A. F.; OTA, J. O tratamento dado ao vocabulário nos métodos de ensino: levantamento e análise de atividades. Revista de Letras, Curitiba, v. 18, n. 23, p. 57-74, jul./dez.2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3054. Acesso em: 20 dez. 2023.

SILVA. A. M. Z. Jogos de computador como estratégia de ensino de vocabulário de língua inglesa. Palimpsesto, 19(34), 2020, p. 209–226. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/54180. Acesso em: 21 out. 2023.

Downloads

Publicado

28/06/2024

Como Citar

Weirich da Silva Coelho, I. M., Teixeira Laborda Mendes, I. M. ., & de Faria e Cunha Monteiro , M. (2024). ENSINO E APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO EM LÍNGUA INGLESA: UM PANORAMA DA PESQUISA CIENTÍFICA ENTRE 2018 A 2023 . evista BTecLE, 8(1), 082–094. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1183

Edição

Seção

Artigos