ENXERGANDO ALÉM DAS BARREIRAS: ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Palavras-chave:
alunos cegos e com baixa visão, deficiência visual, ensino de língua inglesa, educação especialResumo
A deficiência visual foi, por muitos anos, motivo de segregação, incluindo o ambiente educacional. Apenas no final do século XVII surgiram ideias para que os indivíduos com este tipo de deficiência pudessem ser atendidos em instituições filantrópicas. Assim, o artigo “Enxergando além das barreiras: Estratégias inovadoras para o ensino da língua inglesa a alunos com deficiência visual” aborda os desafios e estratégias para o ensino inclusivo de inglês para alunos com deficiência visual na educação básica. Ao longo do texto, destaca-se a importância de reconhecer as necessidades únicas destes alunos e de oferecer recursos acessíveis, como materiais em braille e tecnologias assistivas. O presente artigo trata também da importância das adaptações curriculares, incluindo atividades que desenvolvam habilidades auditivas e táteis, bem como de estratégias pedagógicas eficazes, como o uso de áudio e métodos sensoriais. Ao final do trabalho, conclui-se que, apesar de todo o avanço observado, ainda urge a necessidade de uma abordagem mais inclusiva e colaborativa, visando garantir acesso equitativo a uma educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas habilidades visuais.
Referências
CELANI, M. A. A. Ensino de línguas estrangeiras – Ocupação ou profissão. In LEFFA, V.J. (org) O professor de línguas estrangeiras: Construindo a profissão. Educat. Pelotas. 2001.
DOMINGUES, C.A; et al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira. Brasília: Ministério da Educação, 2010.
MAGALHÃES, M.C.C. 2002. O professor de línguas como pesquisador de sua ação: a pesquisa colaborativa. In GIMENEZ, T. (org) Trajetórias na formação de professores de línguas. Editora UEL. Londrina. PR
SILVA, A.P.R; SILVA, G.K. A inclusão da pessoa com deficiência visual nas séries iniciais da rede regular de ensino. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.2015.