ENXERGANDO ALÉM DAS BARREIRAS: ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Bárbara Franco
  • Marcela Ricardo
  • Sara Amâncio
  • Willian Pereira

Palavras-chave:

alunos cegos e com baixa visão, deficiência visual, ensino de língua inglesa, educação especial

Resumo

A deficiência visual foi, por muitos anos, motivo de segregação, incluindo o ambiente educacional. Apenas no final do século XVII surgiram ideias para que os indivíduos com este tipo de deficiência pudessem ser atendidos em instituições filantrópicas. Assim, o artigo “Enxergando além das barreiras: Estratégias inovadoras para o ensino da língua inglesa a alunos com deficiência visual” aborda os desafios e estratégias para o ensino inclusivo de inglês para alunos com deficiência visual na educação básica. Ao longo do texto, destaca-se a importância de reconhecer as necessidades únicas destes alunos e de oferecer recursos acessíveis, como materiais em braille e tecnologias assistivas. O presente artigo trata também da importância das adaptações curriculares, incluindo atividades que desenvolvam habilidades auditivas e táteis, bem como de estratégias pedagógicas eficazes, como o uso de áudio e métodos sensoriais.  Ao final do trabalho, conclui-se que, apesar de todo o avanço observado, ainda urge a necessidade de uma abordagem mais inclusiva e colaborativa, visando garantir acesso equitativo a uma educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas habilidades visuais.

Referências

CELANI, M. A. A. Ensino de línguas estrangeiras – Ocupação ou profissão. In LEFFA, V.J. (org) O professor de línguas estrangeiras: Construindo a profissão. Educat. Pelotas. 2001.

DOMINGUES, C.A; et al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira. Brasília: Ministério da Educação, 2010.

MAGALHÃES, M.C.C. 2002. O professor de línguas como pesquisador de sua ação: a pesquisa colaborativa. In GIMENEZ, T. (org) Trajetórias na formação de professores de línguas. Editora UEL. Londrina. PR

SILVA, A.P.R; SILVA, G.K. A inclusão da pessoa com deficiência visual nas séries iniciais da rede regular de ensino. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.2015.

Downloads

Publicado

28/06/2024

Como Citar

Franco, B., Ricardo, M., Amâncio, S., & Pereira, W. (2024). ENXERGANDO ALÉM DAS BARREIRAS: ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. evista BTecLE, 8(1), 095–106. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1185

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)