ENXERGANDO ALÉM DAS BARREIRAS

ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Bárbara Franco
  • Marcela Ricardo
  • Sara Amâncio
  • Willian Pereira

Palavras-chave:

alunos cegos e com baixa visão, deficiência visual, ensino de língua inglesa, educação especial

Resumo

A deficiência visual foi, por muitos anos, motivo de segregação, incluindo o ambiente educacional. Apenas no final do século XVII surgiram ideias para que os indivíduos com este tipo de deficiência pudessem ser atendidos em instituições filantrópicas. Assim, o artigo “Enxergando além das barreiras: Estratégias inovadoras para o ensino da língua inglesa a alunos com deficiência visual” aborda os desafios e estratégias para o ensino inclusivo de inglês para alunos com deficiência visual na educação básica. Ao longo do texto, destaca-se a importância de reconhecer as necessidades únicas destes alunos e de oferecer recursos acessíveis, como materiais em braille e tecnologias assistivas. O presente artigo trata também da importância das adaptações curriculares, incluindo atividades que desenvolvam habilidades auditivas e táteis, bem como de estratégias pedagógicas eficazes, como o uso de áudio e métodos sensoriais.  Ao final do trabalho, conclui-se que, apesar de todo o avanço observado, ainda urge a necessidade de uma abordagem mais inclusiva e colaborativa, visando garantir acesso equitativo a uma educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas habilidades visuais.

Referências

CELANI, M. A. A. Ensino de línguas estrangeiras – Ocupação ou profissão. In LEFFA, V.J. (org) O professor de línguas estrangeiras: Construindo a profissão. Educat. Pelotas. 2001.

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Arquivos adicionais

Publicado

22/07/2024

Como Citar

Franco, B., Ricardo, M., Amâncio, S., & Pereira, W. (2024). ENXERGANDO ALÉM DAS BARREIRAS: ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. evista BTecLE, 8(1). ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1185

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