CODIFICANDO SENTIDOS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO SOBRE O ENSINO DE INGLÊS POR TAREFAS COM TUTORIAIS SOBRE DESENVOLVIMENTO WEB

Autores

  • Gabriella de Oliveira Bispo Instituto Federal de São Paulo
  • Fernanda Goulart Instituto Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Planejamento temático baseado em tarefas, Ensino de língua inglesa, Desenvolvimento web, Ensino médio técnico

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo descrever o processo de elaboração de uma unidade didática temática (UDT) em língua inglesa a partir do tema Desenvolvimento Web e fundamentada nos princípios do Planejamento Temático Baseado em Tarefas (PTBT), além de apresentar as percepções gerais de estudantes de ensino médio técnico sobre a experiência de aprendizagem por meio dessa proposta. O estudo, parte de um projeto de iniciação científica realizado em um campus do IFSP do interior do estado de São Paulo, incluiu a elaboração de uma UDT composta por atividades comunicativas e tarefas baseada em tutoriais e sua aplicação no formato remoto, por meio da plataforma Microsoft Teams. Participaram da pesquisa cinco estudantes matriculados no ensino médio técnico integrado em Informática. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários, entrevistas e gravação das aulas. A análise dos dados transcritos indicou que os participantes perceberam avanços positivos nas quatro habilidades linguísticas, com destaque para a leitura e a compreensão auditiva.  A motivação nas aulas foi apontada como elemento central no processo de aprendizagem. Com este trabalho, pretende-se contribuir para o avanço das investigações no campo de ensino de línguas baseado em tarefas no contexto da educação técnica.

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Quatro estações no ensino de línguas. Campinas: Pontes Editores, 2ª edição, 2012.

ALMEIDA FILHO, J. C. P.; BARBIRATO, R. C. Ambientes comunicativos para aprender língua estrangeira. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 36, p. 23-42, 2000.

AMORIM, T. P. P. A aprendizagem do check-in hoteleiro na língua inglesa: o papel do resultado comunicativo em uma reavaliação do conceito de tarefa 2019. 266p. Tese (Doutorado). Centro de Comunicação e Expressão. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

BARBIRATO, Rita. C. A tarefa como o ambiente para aprender LE. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, 1999.

BARBIRATO, Rita. C. Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, 2005.

ALMEIDA FILHO J. C. P.; BARBIRATO, Rita de C. Interação implicitadora e aquisição na aula de línguas. ALMEIDA FILHO, J. C. P.; BARBIRATO, Rita de C. (orgs.). Interação e Aquisição na aula de língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores; São Carlos: Edufscar, p. 47-73, 2016.

CAMERON, L. Teaching Languages to Young Learners. Cambridge University Press, 2001.

CASSOLI, E. R. Aprender LE com planejamento e material comunicativos temáticos para desenvolver competência comunicativa. 2011. 236 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Departamento de Letras, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.

CRANDALL, J. Content-centered language learning. ERIC Digest ED 367142. Washington, DC: Center for Applied Linguistics, 1994.

EMÍDIO, D. E. Planejamento temático baseado em tarefas no ensino e aprendizagem de inglês a distância. 2017, 318p. Tese (Doutorado em Linguística) -Programa de Pós-Graduação em Linguística. Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2017.

NUNAN, D. Task-Based Language Teaching. Cambridge University Press, 2004.

PRABHU, N. Second language pedagogy. Oxford: Oxford University Press, 1987.

NUNAN, D. Task-Based Language Teaching. Cambridge University Press, 2004.

XAVIER, R. P. Elaboração, implementação e avaliação de um programa temático de inglês baseado em tarefas. 1999. Tese de Doutorado. Unicamp, Campinas, 1999.

XAVIER, R. P. Revisitando o conceito de tarefas comunicativas. Caderno de Letras (UFPEL), v. 13, p. 35-46, 2007.

WlLLIS, J. A Framework for Task- Based Learning. Longman Handbooks for

Language Teacher. Longman, 1996.

Downloads

Publicado

30/06/2025

Como Citar

de Oliveira Bispo, G., & Goulart, F. (2025). CODIFICANDO SENTIDOS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO SOBRE O ENSINO DE INGLÊS POR TAREFAS COM TUTORIAIS SOBRE DESENVOLVIMENTO WEB. evista BTecLE, 9(1), 091–106. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1240

Edição

Seção

Artigos