APRENDIZAGEM DE INGLÊS E LUDICIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO O PROTAGONISMO DO ESTUDANTE
Palavras-chave:
Ensino deInglês, Motivação, Metodologias, LudicidadeResumo
Este relato visa demonstrar como o uso de atividades centradas no aprendiz foram capazes de aumentar a motivação dos estudantes de uma turma de Inglês da Educação Básica. O grupo apresentava dificuldades de aprendizagem, estava desmotivado e com problemas de relacionamento interpessoal. De acordo com Ur (1996), existem dois tipos de motivação: a extrínseca e a intrínseca. Para a autora, a primeira seria aquela que deriva de receber algum tipo de incentivo externo. Já a segunda, seria a motivação interna ao aprendiz, aquela que não necessita de uma influência ou recompensa externa. Após ter detectado as dificuldades relatadas, decidi adaptar as aulas dando aos alunos a oportunidade de fazer uso da língua de forma autônoma e lúdica. Os aprendizes tiveram a oportunidade de realizar atividades com mais autonomia e sem o livro didático. Os relatos compilados ao final do ano ressaltam como os estudantes tiveram mais interesse nas aulas, maior engajamento, participação, feedback positivo e aumento do rapport.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Conscientização para o uso de celulares na escola: por que precisamos falar sobre isso? Disponível em: < https://www.gov.br/mec/pt-br/celular-escola/guia-escolas.pdf> Acesso em: 27 mar. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília, 2006.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.
ELLIS, Rod. The study of second language acquisition. Oxford, UK, OUP, 2000.
GONZALEZ, L. Reflexão e prática: a importância dos relatos de experiência na formação docente. Revista de Educação, 12(3), 2017, p. 45-59.
GOVERNO FEDERAL. Lei no 15.100. 13 de janeiro de 2025.
KRASHEN, Stephen. Principles and practice in second language acquisition. California: University of Southern California, Pergamon Press, 1982.
KRASHEN, Stephen. Language acquisition. Disponível em: < www.sdkrashen.com/content/books/principles_and_practice.pdf >. Acesso em: 26 dez. 2024.
LÜDKE, Menga, CRUZ, Giseli Barreto da. Contribuições ao debate sobre a pesquisa do professor da educação básica. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 2, n. 3, 2010, p. 86-107. Disponível em: < https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/20/18>. Acesso em: 01 jan. 2025.
MALU, Kathleen F. McNEAL, Kelly. Creating Cartoons: A Learner-Centered Approach to Comprehending Texts. English Teaching Forum. P. 28-31. 2017. Disponível em: Acesso em: 27 mar. 2025.
SAPORITO, Adriana et al. Teláris essencial: inglês: 8º ano. 1ª edição. São Paulo. Editora Ática, 2022.
SILVA, M. (2019). Compartilhando experiências: o relato como ferramenta de aprendizado. Cadernos de Pesquisa, 20(1), 2019, p. 23-36.
UR, Penny. A course in language teaching. Cambridge University Press, UK, 2009.