O GÊNERO TEXTUAL EM EXERCÍCIOS DE LEITURA E ESCRITA

Autores

  • Thiago Barbosa SOARES Universidade Federal do Tocantins, Tocantins, Brasil

Palavras-chave:

Gênero textual, Escrita, Leitura

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a problemática do gênero textual inserido nos estudos linguísticos contemporâneos, segundo um breve recenseamento iniciado por Bakhtin (2011), para, posteriormente, encetar apontamentos sobre exercícios de (leitura e) escrita a partir da conjugação do estudo dos gêneros no ensino de língua e capacitação para uso e emprego dessas estruturas relativamente estáveis no circuito social. Desse modo, observa-se que os gêneros são conformados aos seus conteúdos, as suas estruturas composicionais e às funções sociais que desempenham, originando, assim, enunciados relativamente estáveis, isto é, os próprios gêneros textuais referem-se ao uso da língua por possuírem tais características. Em vista do uso da língua ser necessariamente interpessoal, os exercícios de escrita a partir das relações entre leitura, escrita segundo o funcionamento dos gêneros textuais são recomendados a uma educação integral e

significativa que se propõe a fazer dos educandos agentes reflexivos e responsivos às demandas sociais.

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Publicado

12/07/2021

Como Citar

SOARES, T. B. . (2021). O GÊNERO TEXTUAL EM EXERCÍCIOS DE LEITURA E ESCRITA . evista BTecLE, 5(1), 083–106. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/331

Edição

Seção

Artigos