ENSINO DE LÍNGUA INGLESA ONLINE E AO VIVO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO OFÍCIO DO PROFESSOR

Juliana de Castro Moreira da Silva, Marcia Ferreira Schlemper, Patricia Gimenez Camargo

Resumo


O presente artigo tem como objetivo principal discutir o ensino online e ao vivo implantado na maior parte das redes de ensino durante o momento da pandemia do coronavírus. Apesar do uso de novas metodologias e das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) adotadas na pandemia, a formação de professores para a atuação online e ao vivo em diversos níveis de ensino não era realidade no Brasil. Ensinar língua inglesa a partir dessa perspectiva exige uma postura proativa dos profissionais educadores, que será apresentada e discutida ao longo do artigo.  

PALAVRAS-CHAVE: Ensino online; Ensino ao vivo; TICs; Língua inglesa


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Karen. Guia Definitivo da Educação 4.0. Disponível online em:

https://www. plannetaeducacao.com.br/portal/guia-definitivo-da-educacao-40.

Acesso em: 18/03/2021

LDB – Leis de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394. 1996.

Disponível em:

pdf> Acesso em março de 2021

MORAN, José Manuel. Como transformar nossas escolas: Novas formar de ensinar a alunos sempre conectados. 2017. Disponível em

http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2017/08/transformar_escolas.pdf. Acesso em: 12 março 2021.

TIC Educação 2019. Agência Brasil, [S. l.], 9 jun. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-06/maioria-das-escolas-brasileiras-nao-tem-plataformas-para-ensino-online.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-06/maioria-das-escolas-brasileiras-nao-tem-plataformas-para-ensino-online. Acesso em: 12 de março de 2021.

TOKARNIA, Mariana. Maioria das escolas brasileiras não tem plataformas para ensino online. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-06/maioria-das-escolas-brasileiras-nao-tem-plataformas-para-ensino-online

TIC EDUCAÇÃO 2019. [S. l.], 9 jun. 2020. Disponível em:

https://cetic.br/media/analises/tic_educacao_2019_coletiva_imprensa.pdf Acesso em 08/04/2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 2526-4478 - Qualis "B3" (2017/2020)

______________________________________________________________________________