ENSINO DE LÍNGUA INGLESA ONLINE E AO VIVO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO OFÍCIO DO PROFESSOR

Autores

  • Juliana de Castro Moreira da SILVA Faculdade de Tecnologia de Mauá, São Paulo, Brasil
  • Márcia Ferreira SCHLEMPER Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, Brasil
  • Patrícia Gimenez CAMARGO USP/FFLCH, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Ensino online, Ensino ao vivo, TICs, Língua inglesa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal discutir o ensino online e ao vivo implantado na maior parte das redes de ensino durante o momento da pandemia do coronavírus. Apesar do uso de novas metodologias e das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) adotadas na pandemia, a formação de professores para a atuação online e ao vivo em diversos níveis de ensino não era realidade no Brasil. Ensinar língua inglesa a partir dessa perspectiva exige uma postura proativa dos profissionais educadores, que será apresentada e discutida ao longo do artigo.

Referências

ANDRADE, Karen. Guia Definitivo da Educação 4.0. Disponível online em:

https://www. plannetaeducacao.com.br/portal/guia-definitivo-da-educacao-40

Acesso em: 18/03/2021.

LDB – Leis de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394. 1996.

Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein

pdf> Acesso em março de 2021

MORAN, José Manuel. Como transformar nossas escolas: Novas formar de ensinar a alunos sempre conectados. 2017. Disponível em

http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2017/08/transformar_escolas.pdf. Acesso em: 12 março 2021.

TIC Educação 2019. Agência Brasil, [S. l.], 9 jun. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-06/maioria-das-escolas-brasileiras-nao-tem-plataformas-para-ensino-online.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-06/maioria-das-escolas-brasileiras-nao-tem-plataformas-para-ensino-online. Acesso em: 12 de março de 2021.

TOKARNIA, Mariana. Maioria das escolas brasileiras não tem plataformas para ensino online. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-06/maioria-das-escolas-brasileiras-nao-tem-plataformas-para-ensino-online

TIC EDUCAÇÃO 2019. [S. l.], 9 jun. 2020. Disponível em:

https://cetic.br/media/analises/tic_educacao_2019_coletiva_imprensa.pdf Acesso em 08 de abril de 2021.

Downloads

Publicado

12/07/2021

Como Citar

SILVA, J. de C. M. da ., SCHLEMPER, M. F. ., & CAMARGO, P. G. (2021). ENSINO DE LÍNGUA INGLESA ONLINE E AO VIVO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO OFÍCIO DO PROFESSOR . evista BTecLE, 5(1), 030–040. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/347

Edição

Seção

Artigos