DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: TECENDO REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADE DISCENTE E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO TECNOLÓGICO

Authors

  • Lidiane Luvizari Murad Fatec Rio Preto
  • Edilene Gasparini Fernandes FATEC RIO PRETO
  • Luciene Cavalcanti Rodrigues IFSP Votuporanga

Keywords:

Gamification, Identity, interdisciplinarity

Abstract

This article reports the construction of an interdisciplinary space for the development of games for learning English in a technological teaching context. The purpose of this initiative is not only to provide students with more protagonist roles in relation to their English language learning process, but also to consider elements that are related to their interests and needs as revealed by diagnostic research and personal reports.

References

BARCELOS, A.M.F. A cultura de aprender línguas (inglês) de alunos no curso de letras. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, 1995.

________. Metodologia de pesquisa das crenças sobre aprendizagem de línguas: estado da arte. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v.1, n.1, p.71-92, 2001. ________.Researching beliefs about SLA: A Critical Review. In: KALAJA,

P.,BARCELOS, A.M.F(Orgs) Beliefs about SLA: New Research Approaches. Kluwer Academic Publishers, 2003.

________. As crenças de professores a respeito das crenças sobre aprendizagem de línguas de seus alunos. In: GIMENEZ, T. (Org.) Ensinando e aprendendo inglês na universidade: formação de professores em tempos de mudança. Londrina: Abrapui, 2003, p.55-65.

________ . Teachers’ and Students’ Beliefs within a Deweyan Framework: conflict and influence. In: KALAJA, P.,BARCELOS, A.M.F (Orgs) Beliefs about SLA: New Research Approaches. Kluwer Academic Publishers, 2003

DEWEY, J. Vida e Educação. São Paulo: Nacional. 1959a.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 36. ed, São Paulo: Paz e Terra, 2009.

HUTCHINSON, T; WATERS, A. English for specific purposes. 19.ed. UK: Cambridge University Press, 2004.

LUVIZARI, L. H., Crenças na formação reflexiva de uma professora de inglês da rede publica. Dissertação de mestrado. Progrma de Pós graduação em Estudos Línguísticos. Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2007.

FARDO, M. L. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem Novas Tecnologias na Educação V. 11 Nº 1, julho, 2013.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2014

MORAN, J. M. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Coleção Mídias Contemporâneas. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

NUNAN, D. Second Language Teacher Education. New York: Cambridge University

Press, 1990.

SANTOS, R. O., Level Up: Plataforma de Apoio ao Ensino da Língua Inglesa da Fatec Rio Preto. Trabalho de Graduação em Tecnologia em Informática para Negócios. Fatec Rio Preto, 2016.

VIANNA, Y. [et al.]. Gamification, Inc : como reinventar empresas a partir de jogos —

Ed. – Rio de Janeiro : MJV Press, 2013.

VIEIRA-ABRAHÃO, M.H. Uma abordagem reflexiva na formação e no desenvolvimento do professor de língua estrangeira. Contexturas, v.5, p. 153-160. 2000-2001

ZEICHNER, K M..; LISTON, D. P. Reflective Teaching: an introduction. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 1996.

ZEICHNER, K M. Educating reflective teachers for learner centered-education possibilities and contradictions. In: GIMENEZ, T.N. Ensinando e aprendendo inglês na universidade: formação de professores em tempos de mudanças/ XVI Encontro Nacional de professores Universitários de Língua Inglesa; organizadora: Telma Gimenez – Londrina: ABRAPUI, 2003.

Published

2017-12-20

How to Cite

Murad, L. L., Fernandes, E. G. ., & Rodrigues, L. C. . (2017). DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: TECENDO REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADE DISCENTE E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO TECNOLÓGICO . evista BTecLE, 1(2), 063–074. etrieved from https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1053