INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZAGEM POR REFORÇO

Autores

  • Rosana Helena Nunes Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, São Paulo, Brasil
  • Breno de Jesus Toledo Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, São Paulo, Brasil
  • Caio César Corrá Bello Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, São Paulo, Brasil
  • Gabriel Oliveira de Andrade Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, São Paulo, Brasil
  • Gabriel Telo Mariano Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, São Paulo, Brasil
  • Ricardo Gomes Marques Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Redes neurais, Aprendizagem por reforço, Oficina de leitura

Resumo

: Este artigo aborda a inteligência artificial (IA) e a aprendizagem por reforço, explorando seus conceitos fundamentais. É apresentado um breve histórico da IA, desde suas origens até os avanços recentes. São discutidos os conceitos básicos da IA, como neurônios artificiais, redes neurais multicamadas e sua aplicação em diferentes modelos, como Perceptron, MLP, CNN, RNN, LSTM, Autoencoder e GAN. Destaca-se a importância do processamento de informações e da capacidade de tomar decisões em situações não previamente projetadas, características fundamentais da IA. Também é explorada a aplicação da aprendizagem por reforço, uma abordagem que busca ensinar um agente a tomar ações em um ambiente para maximizar uma recompensa. Por meio de uma oficina de leitura, os participantes vivenciaram conceitos como o desafio do tabuleiro, ilustrando a importância dos pesos, valores e otimização na resolução de problemas com IA. A oficina despertou o interesse dos participantes, incentivando-os a buscar mais conhecimento e explorar as aplicações práticas da IA em diferentes contextos. Esse trabalho oferece uma introdução prática e cativante aos conceitos de IA e aprendizagem por reforço, conectando os leitores aos fundamentos dessas áreas e os inspirando a contribuir para soluções inovadoras.

Referências

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Publicado

29/12/2023

Como Citar

Nunes, R. H., Toledo, B. de J., Bello, C. C. C., Andrade, G. O. de, Mariano, G. T., & Marques, R. G. (2023). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZAGEM POR REFORÇO. evista BTecLE, 7(2), 210–225. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1152

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA