GÊNEROS VIRTUAIS EMERGENTES EM CURSOS TECNOLÓGICOS: UMA METODOLOGIA DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave:
Curso de Mecatrônica, Ferramenta tecnológica, Gênero virtual emergenteResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de trabalho, na disciplina de comunicação acadêmica, com a criação de ferramentas tecnológicas de aprendizagem, por alunos de 1º semestre do Curso de Mecatrônica da Faculdade de Tecnologia de Itu. O corpus de análise corresponde aos quatro trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Justifica-se a escolha desse trabalho por se tratar de uma faculdade tecnológica, além de apropriar-se de diferentes tecnologias digitais, dentre elas, ferramentas tecnológicas que estejam relacionadas à era tecnológica. A primeira parte refere-se à contribuição de M. Bakhtin (1992) ao conceito de gênero discursivo e a importância desse estudo à noção de gênero virtual emergente. A segunda parte, a noção de gêneros emergentes à luz de estudiosos da linguagem. Assim, a terceira parte refere-se ao resultado do trabalho a partir de algumas considerações sobre os miniartigos produzidos pelos grupos.
Referências
BAKHTIN, Mikhail (1929). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 1992.
BAKHTIN, Mikhail (1979). Estética da criação verbal. SP: Martins fontes, 1992.
BRAGA, Denise Bértoli. A comunicação interativa em ambiente hipermídia – as vantagens da hipermodalidade para o aprendizado no meio digital. In MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antonio Carlos (orgs.). Hipertexto e gêneros digitais – novas formas de construção de sentido. São Paulo: Cortez, 2010.
DIONÍSIO, Ângela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais – reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antonio Carlos (orgs.). Hipertexto e gêneros digitais – novas formas de construção de sentido. São Paulo: Cortez, 2010.
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais – reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.