A INFLUÊNCIA DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA LEITURA VYGOTSKYANA E NEUROLÓGICA

A VYGOTSKYANA AND NEUROLOGICAL READING

Autores

  • Rosana Helena Nunes Faculdade de Tecnologia de Sorocaba
  • Caroline Paccola COSTA Faculdade de Tecnologia de Sorocaba
  • Francine dos Reis ANTUNES Faculdade de Tecnologia de Sorocaba
  • Hugo Henrique Correia da S.B CRUZ Faculdade de Tecnologia de Sorocaba
  • Sara Carolina de Queiroz SANTOS Faculdade de Tecnologia de Sorocaba
  • Vinicius de Freitas VIEIRA Faculdade de Tecnologia de Sorocaba

Palavras-chave:

Lev Vygotsky., Teoria da aprendizagem, Inteligência artificial, Plasticidade cerebral, Tecnologia

Resumo

Este artigo visa a Inteligência Artificial (I.A) na educação. Baseando-se em um projeto desenvolvido na disciplina de Comunicação e Expressão, os elementos tecnológicos são vistos como um complemento, de modo a alavancar o aprendizado dos alunos. À luz dos estudos sociointeracionistas de Lev Vygotsky (2001) com o complemento das teorias da evolução orgânica advindas de Jean Piaget, faremos uma correlação dos conceitos da teoria da aprendizagem para termos uma base sólida educacional. Além disso, tratamos como complemento os recentes estudos sobre plasticidade cerebral. Isso proporcionará um campo teórico para que, por fim, possamos inserir efetivamente as Inteligências Artificiais, com o intuito de destrinchar os princípios, funcionalidades, qualidades e defeitos das I.As enquanto alocadas no meio educacional. Primeiro abordamos a Teoria da Aprendizagem de Vygotsky, após isso nos atemos à Neuroplasticidade cerebral e o desenvolvimento da aprendizagem, e para finalizar serão abordadas as I.As no meio educacional e como elas funcionam.

 

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Publicado

27/12/2024

Como Citar

Nunes, R. H., COSTA, C. P. ., ANTUNES , F. dos R., CRUZ , H. H. C. da S., SANTOS, S. C. de Q. ., & VIEIRA, V. de F. . (2024). A INFLUÊNCIA DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA LEITURA VYGOTSKYANA E NEUROLÓGICA: A VYGOTSKYANA AND NEUROLOGICAL READING. evista BTecLE, 8(2), 064–081. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1208

Edição

Seção

Artigos