A INFLUÊNCIA DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA LEITURA VYGOTSKYANA E NEUROLÓGICA
A VYGOTSKYANA AND NEUROLOGICAL READING
Palavras-chave:
Lev Vygotsky., Teoria da aprendizagem, Inteligência artificial, Plasticidade cerebral, TecnologiaResumo
Este artigo visa a Inteligência Artificial (I.A) na educação. Baseando-se em um projeto desenvolvido na disciplina de Comunicação e Expressão, os elementos tecnológicos são vistos como um complemento, de modo a alavancar o aprendizado dos alunos. À luz dos estudos sociointeracionistas de Lev Vygotsky (2001) com o complemento das teorias da evolução orgânica advindas de Jean Piaget, faremos uma correlação dos conceitos da teoria da aprendizagem para termos uma base sólida educacional. Além disso, tratamos como complemento os recentes estudos sobre plasticidade cerebral. Isso proporcionará um campo teórico para que, por fim, possamos inserir efetivamente as Inteligências Artificiais, com o intuito de destrinchar os princípios, funcionalidades, qualidades e defeitos das I.As enquanto alocadas no meio educacional. Primeiro abordamos a Teoria da Aprendizagem de Vygotsky, após isso nos atemos à Neuroplasticidade cerebral e o desenvolvimento da aprendizagem, e para finalizar serão abordadas as I.As no meio educacional e como elas funcionam.
Referências
CAMPOS, Luis Fernando Altenfelder de Arruda.; LASTÓRIA, Luiz Antônio Campos Nabuco. Semiformação e inteligência artificial no ensino. Pro-Posições, v. 31, p. e20180105, 2020.
KELLER, Laurent. Devemos temer o uso da Inteligência Artificial na educação? Entrevistas concedidas a Mariana Henriques. Agência de Notícias da UFSM, 13 jun. 2023. Disponível em <https://www.ufsm.br/2023/06/13/uso-da-inteligencia-artificial-na-educacao>. Acesso em: 13 jun. 2024
RODRIGUES, Olira Saraiva.; RODRIGUES, Karoline Santos. A inteligência artificial na educação: os desafios do ChatGPT. Texto Livre, v. 16, p. e45997, 2023.
SHERMAN, Natalie. O erro do Google com ‘concorrente’ do ChatGPT que provocou perdas de US$ 100 bi em ações. BBC. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/articles/cz90n5q7g96o#:~:text=O%20Bard%20afirmou%20que%20o,pelos%20astr%C3%B4nomos%20nas%20redes%20sociais.
https://educacional.com.br/tecnologia-educacional/impactos-da-inteligencia-artificial-na-educacao/>. Acesso em: 11 jun. 2024.
SOUSA, Anne Madeliny Oliveira Pereira de; ALVES, Ricardo Rilton Nogueira. A neurociência na formação dos educadores e sua contribuição no processo de aprendizagem. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 34, n. 105, p. 320-331, 2017.
VICARI, Rosa Maria. Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino. Estudos Avançados, v. 35, n. 101, p. 73–84, jan. 2021.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. [S. l.]: Ed Ridendo Castigat Mores, 2001. 136 p. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7630412/mod_resource/content/1/pensamentolinguagem.pdf>. Acesso em: 18 maio 2024.