NA BUSCA PELA OMNILATERALIDADE NA FORMAÇÃO DO ALUNO
a produção de vídeos nas aulas de língua inglesa no ensino superior
Palabras clave:
Educação Omnilateral; Habilidades Socioemocionais; Língua Estrangeira; Metodologias Ativas; Recursos Audiovisuais.Resumen
Currículos adaptados às necessidades de um mundo globalizado e altamente competitivo, metodologias ativas, ferramentas digitais, além do desenvolvimento de habilidades socioemocionais são pautas que emergem em discussões acerca da excelência e acessibilidade do ensino. Pensando nisso, a produção de vídeos nas aulas de língua inglesa de 2013 a 2024 no curso de Tecnologia em Comércio Exterior na Fatec Itapetininga consistiu em uma prática ao encontro dessas demandas. A partir do relato de experiência, o artigo objetiva mostrar que a proposta buscou a omnilateralidade na formação do aluno, ou seja, enfatizou o papel ativo do sujeito na constituição de sua própria consciência no alcance da emancipação em todos os sentidos da vida. Voltada ao aprendizado prático (learning by doing), a atividade fomentou o desenvolvimento de habilidades profissionais e sócioemocionais, a saber: pensamento crítico, (re)significação de conhecimento técnico, proatividade, empatia, criatividade, gestão do tempo/estresse, adaptabilidade, cooperação, entre outras, em um processo contínuo de construção colaborativa de conhecimento.
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