ENTREVISTAS DE EMPREGO E CANDIDATOS, NO CONTEXTO DE ENSINO TECNOLÓGICO: INGLÊS TÉCNICO , INGLÊS GERAL E ALGO MAIS

Autores

  • Fabio MADEIRA Fatec Guarulhos

Palavras-chave:

Avaliação, Entrevistas de Emprego, Letramento

Resumo

Este artigo abre discussão sobre entrevistas em inglês para vagas de emprego que exigem domínio oral desse  idioma. Discuto sobre ensino de línguas para fins específicos, conforme Ramos (2005, 2009) e apresento dados de pesquisa de pós-doutoramento financiada pela FAPESP (MADEIRA, 2015). Essa investigação enfocou uma diversidade de aspectos relacionados à avaliação oral de língua inglesa, o que se entende pela expressão já popular “inglês fluente”2. Uma das principais questões tratadas neste artigo tem a ver com o curso de inglês em contexto de ensino tecnológico. O que se deve ensinar? Deve-se enfocar em linguagem específica da área? O que se espera de um formando em cursos de tecnologias para a avaliação oral no contexto de vagas para empregos?  Os resultados daquela investigação mostraram-se surpreendentes. Particularmente surpreendente foi constatar que, em entrevistas em inglês, praticamente não  se discutem  assuntos relacionados ao cargo para qual se candidata. Esses são tratados na entrevista em português. Uma análise de necessidades mostrou quais itens gramaticais merecem receber maior enfoque no processo de aprendizagem para o bom desempenho na entrevista em inglês. Mostrou também que se observa, além do domínio de língua inglesa, conhecimentos gerais e cultura, o que se aproxima da noção de Letramento, amplamente discutida na Linguística Aplicada na área de ensino de língua(s) (MADEIRA,

2005; SOARES, 1989; 2003; KLEIMAN, 2003). Essa constatação tem a ver, efetivamente, com a ideia de “Inglês e algo Mais” (MADEIRA, 2006).

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Publicado

15/07/2017

Como Citar

MADEIRA, F. . (2017). ENTREVISTAS DE EMPREGO E CANDIDATOS, NO CONTEXTO DE ENSINO TECNOLÓGICO: INGLÊS TÉCNICO , INGLÊS GERAL E ALGO MAIS . evista BTecLE, 1(1), 310–332. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1027

Edição

Seção

Artigos