O CONHECIMENTO METACOGNITIVO NO PROCESSO DE APRENDER UM NOVO IDIOMA: O QUE SE SABE E O QUE SE CRÊ QUE SE SABE SOBRE A APRENDIZAGEM DE UM NOVO IDIOMA

Autores

  • Fábio MADEIRA Faculdade de Tecnologia de Guarulhos, Brasil

Palavras-chave:

Processo de Aprendizagem, Ciências Cognitivas, Crenças de professores, Crenças de alunos

Resumo

Este trabalho traz uma discussão sobre o papel do conhecimento metacognitivo dos processos de ensino e de aprendizagem de línguas. Inicio tecendo alguns comentários sobre como a pesquisa em Linguística Aplicada na área de ensino de línguas vem, ao longo do tempo, estabelecendo relações com as Ciências Cognitivas. Em seguida a discussão enfoca, mais especificamente, as crenças trazidas ao contexto de aprendizagem de inglês como língua estrangeira: a formação delas e a influência que exercem no processo de aprendizagem. Termino atentando à necessidade de se observar o aprendiz de língua estrangeira como um indivíduo que traz consigo  um sistema de crenças já formado e à necessidade de o professor assumir como sua tarefa a conscientização do aprendiz sobre aspectos do processo de aprendizagem aos quais nem sempre há a clareza que se necessita para o êxito do empreendimento. 

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Publicado

20/07/2018

Como Citar

MADEIRA, F. . (2018). O CONHECIMENTO METACOGNITIVO NO PROCESSO DE APRENDER UM NOVO IDIOMA: O QUE SE SABE E O QUE SE CRÊ QUE SE SABE SOBRE A APRENDIZAGEM DE UM NOVO IDIOMA . evista BTecLE, 2(1), 179–192. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/100

Edição

Seção

Artigos