CULTURA: A EVOLUÇÃO DO TERMO E SUA ABORDAGEM NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Kamyla Barbosa CORADINI ETEC Doutor Júlio Cardoso, Franca/SP, Brasil

Palavras-chave:

Cultura, Ensino, Língua Estrangeira

Resumo

O estudo de uma língua estrangeira remete ao enfoque em aspectos culturais desse idioma, trazendo à tona questionamentos sobre como estes podem ser abordados durante as aulas de forma a gerar reflexões pelos alunos. O presente artigo apresenta uma breve abordagem histórica do termo cultura, como este foi evoluindo no decorrer do tempo e uma reflexão acerca de sua abordagem no ensino de uma língua estrangeira. A pesquisa se deu com base nos conceitos de cultura defendidos por Salomão (2015), Dourado e Poshar (2010), Kumaravadivelu (2002, 2003), Moran (2001), Kramsch (1993, 1998, 2009, 2011), entre outros. Os resultados mostram que cultura pode ser apresentada de forma reflexiva de diferentes maneiras, como comunidades, produtos, práticas, pessoas e perspectivas, indo além da visão superficial que geralmente aborda informações e curiosidades sobre o outro de modo homogêneo, estático e idealizado.

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Publicado

12/07/2019

Como Citar

CORADINI, K. B. . (2019). CULTURA: A EVOLUÇÃO DO TERMO E SUA ABORDAGEM NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA . evista BTecLE, 3(1), 094–107. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/112019168

Edição

Seção

Artigos