LÍNGUA INGLESA E TECNOLOGIA: O USO DO QUIZLET EM SALA DE AULA

Bárbara Alves da Rocha Franco

Resumo


A Língua Inglesa é considerada atualmente uma das disciplinas mais problemáticas no que diz respeito à compreensão por parte dos alunos. É comum que sejam buscadas maneiras de amenizar este impasse e aplicar os conhecimentos referentes ao idioma de forma mais dinâmica e contextualizada, visando aumentar o interesse e o entusiasmo dos alunos. Um dos instrumentos usados para este fim é a tecnologia, cada vez mais presente do dia a dia da sociedade, e especialmente dos jovens. Dessa forma, o presente artigo busca analisar a aplicação da tecnologia, mais especificamente da ferramenta Quizlet, em sala de aula, visando compreender seu alcance e suas contribuições, de maneira a intervir e apresentar caminhos para a redução das dificuldades ligadas à aprendizagem da disciplina.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

BARR, B. W. B. Checking the effectiveness of quizlet as a tool for vocabulary learning. The Center of EFL Journal, v. 1, n. 2. 2016.

ESTADÃO. O ensino da língua inglesa no Brasil. 2017. Disponível em: Acesso em: 30 Ago. 2018.

KASDORF, L. Jogos no ensino de línguas estrangeiras. 2013. 58 f. Monografia (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Departamento acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2013. Disponível em: . Acesso em: 01 Set. 2018.

MORAES, V.N.R. Ensino de inglês para a Terceira Idade: Uma proposta didática com o uso do aplicativo Quizlet. 2018. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Araraquara.

MORAN, J.M. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. 2001. Disponível em: Acesso em: 30 Ago. 2018.

PAIVA, V. L. M. A. WWW e o ensino de Inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 1, n. 1, p. 93-113, 2001.

PASSOS, M. Desafios e perspectivas para a utilização da informática na educação Matemática. 2007. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/408-4.pdf. Acesso em: 31 Ago. 2018.

SALESI, C.C. O uso pedagógico da internet nas aulas de Língua Inglesa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Inglesa) - Universidade Estadual Paulista/SEE.

SANTOS, E.S.S. O ensino de língua inglesa no Brasil. BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, n.1, 2011.

SANTOS, R. S. M. Contextualizar: o ensino da Língua Inglesa com interdisciplinaridade. In: V Encontro de iniciação à docência da UEPB/ III Encontro de formação de professores da Educação Básica, 2015, Campina Grande. Anais V ENID / UEPB. Campina Grande: Realize, 2015. v. 1., p. 00-00.

SILVA, T.T. O uso das novas tecnologias nas salas de aula de inglês no contexto da escola pública. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da educação e práticas pedagógicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

WRIGHT, B.A. (2016) Transforming vocabulary learning with Quizlet. 2016. In: CLEMENTS, P. KRAUSE, A. BROWN, H. Transformation in language education. Tokyo: JALT. 436-440. Disponível em: http://jalt-publications.org/node/4/articles/6075- transforming-vocabulary-learning-quizlet Acesso: 31 Ago. 2018.

ZANCANARO, G.S. Uso assíncrono do aplicativo quizlet como apoio para a aprendizagem de inglês para estudantes do ensino médio. CIET:EnPED. 2018. Disponível em: Acesso em: 01 Set. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2526-4478

______________________________________________________________________________