A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM NOVO OLHAR ACERCA DAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES

Autores

  • Bárbara Alves da Rocha FRANCO Etec Ângelo Cavaleiro, Serrana/SP, Brasil
  • Sidnei Antônio PEREIRA Filho Etec Lins, Lins/SP, Brasil

Palavras-chave:

Competências socioemocionais, Língua Inglesa, Ensino e Aprendizagem, Metodologias, Políticas Curriculares

Resumo

O artigo engloba as competências socioemocionais no ensino da Língua Inglesa, evidenciando sua importância e os meios de inserção na prática docente. Buscou-se verificar o impacto sobre o desenvolvimento discente quando tais competências são trabalhadas, de forma que o aluno adquira melhores atitudes e habilidades. O estudo se justifica pelo fato de que o mundo exige olhares inovadores, principalmente no contexto educacional e de que os modelos tradicionais de ensino já não atendem essas demandas. Para esse fim, verificou-se, por meio da literatura, com autores como Abed (2000) e Welp (2009), a influência dessas competências. Depois, foram realizadas videoconferências, durante as quais foram realizadas atividades relacionadas ao tema. Posteriormente, os alunos gravaram vídeos voltados para a questão das emoções. Ao final, concluiu-se que as competências socioemocionais são essenciais no processo educacional e auxiliam o aluno em sua trajetória de compreensão e condução emocional, dentro e fora da escola.

Referências

ALZINA, R. Educación y bienestar. Barcelona: Editoral Práxis, S.A. 2000.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 25 Ago 2020.

COMELLI, F.A.M. A formação docente e o estímulo às competências socioemocionais na aprendizagem de Matemática e Ciências da Natureza. 2016. XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM). Anais do XX EBRAPEM. 2016.

LERNAN, A.T.; A.L. MANRIQUE. Competências Socioemocionais: Reflexão sobre o Ensino e Aprendizagem sob a ótica da conscienciosidade. 2016. XII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Anais do XII ENEM. 2016.

RÊGO, C.; N. ROCHA. Avaliando a educação emocional: subsídios para um repensar da sala de aula. Ensaio: Avaliação de políticas públicas educacionais, Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, p. 135-152, 2009.

SANTOS, J. O. Educação emocional na escola: a emoção na sala de aula. Salvador: Faculdade Castro Alves, 2000.

SANTOS, D.; R. PRIMI. Desenvolvimento socioemocional e aprendizado escolar: uma proposta de mensuração para apoiar políticas públicas. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2014.

SILVA, G.A. A educação emocional e o preparo do profissional docente. 2012. Artigo.

Disponível online em:

https://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/2012_2/1_educacao_emocional_preparo_ profissional_docente_gidelia_silva_p_5_15.pdf. Acesso em: 28 ago. 2020.

VALE, V. Do tecer ao remendar: os fios da competência sócio-emocional. Exedra Journal, Coimbra, n.2, p.129-146, 2009.

WELP, A.K.S. A ansiedade e o aprendizado de língua estrangeira. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 70-77, jul./set. 2009.

Downloads

Publicado

21/12/2020

Como Citar

FRANCO, B. A. da R. ., & PEREIRA Filho , S. A. (2020). A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM NOVO OLHAR ACERCA DAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES . evista BTecLE, 4(2), 02–11. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/292

Edição

Seção

Artigos