USO DE FERRAMENTAS EDUCACIONAIS PARA ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

Bárbara Alves da Rocha Franco

Resumo


Atualmente, o Inglês é considerado uma das disciplinas de mais difícil compreensão pelos alunos. Assim, são buscadas formas de aplicar o conhecimento de maneira mais dinâmica, de forma a despertar o interesse e o entusiasmo estudantil. Entre as ferramentas utilizadas está a tecnologia, elemento cada vez mais presente no cotidiano de maneira geral e, em especial, na vivência dos jovens. O presente artigo visa analisar o uso da tecnologia, mais precisamente da informática, na sala de aula, buscando entender quais as contribuições trazidas pela prática e apontando alguns dos desafios enfrentados nesse sentido.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, A. F.; GARROUX, C.; SENNE, F. J. N. Pesquisa TIC Educação e os desafios para o uso das tecnologias nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil. Revista História Hoje, v. 3, p. 293, 2014.

BARR, B. W. B. Checking the effectiveness of quizlet as a tool for vocabulary learning. The Center of EFL Journal, v. 1, n. 2. 2016.

BYRNE, R. Free technology for teachers: Kahoot! - create quizzes and surveys your students can answer on any device, 2013. Disponível em: http://www.freetech4teachers.com/2013/11/kahoot-create-quizzes-and-surveysyour.html#.VLnc78buzuU. Acesso em: 13 mai 2020.

COSTA, E. Guia de Sobrevivência: Edmodo para professores. 2011. Disponível em: . Acesso em 17 fev 2020.

FRANCO, V. N. D. O desafio de inserção das tecnologias digitais na escola básica contemporânea. e-Mosaicos. V. 5, n. 10, 2016, p. 12-20.

GARCIA, M. S. S. Plataformas pessoais como oportunidades para aprendizagens do “aqui agora” e personalizadas de língua estrangeira. In: Scitis – UNIP – EAD. Ano II, v. 3, 2015.

GUNTER, G.A. et al. Jogos ou apps para aprendizagem de línguas: uma investigação utilizando o modelo RETAIN. Rev. bras. linguist. Apl, v.16, n.2, 2016.

KAHOOT!, 2020. Disponível em: . Acesso em: 13 mai 2020.

LEAL, T.C.S. Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúde. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, São Paulo, 2019.

MAINART, D.A; SANTOS, C.M. A importância da tecnologia no processo ensino-aprendizagem. Faculdade Presidente Antonio Carlos e UFVJM. 2010.Disponível Em: . Acesso em: 25 mar. 2020.

MARICATO, D. T. Edmodo e suas potencialidades na educação como ambiente virtual de aprendizagem. 2010. 58 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Mídias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Acesso em: 10 fev 2020.

MESQUITA, S. V. D. A atualidade de aplicativos digitais móveis para aprendizado de língua inglesa. Revista Educação e Linguagens , v. 07, p. 180-191, 2018.

PASSOS, M. Desafios e perspectivas para a utilização da informática na educação

Matemática. 2007. Disponível em:< http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/408-4.pdf>. Acesso em: 05 fev 2020.

PEREIRA FILHO, S.A.; FRANCO, B.A.R. Ensino de Língua estrangeira e a tecnologia: o Kahoot! Como aliados em sala de aula. Artigo. 2020.

POLIDÓRIO, V. O ensino de língua inglesa no Brasil. Travessias: Unioeste online, v. 08, p. 340-346, 2014

SANTOS, E.S.S. O ensino de língua inglesa no Brasil. BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, n.1, 2011.

SANTOS, M. A. Novas tecnologias no ensino de matemática: possibilidades e desafios. 2013. Disponível em: < http://www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/artigos/tics/101092011085446.pdf>. Acesso em: 10 fev 2020.

SANTOS, R.S.M et al. Contextualizar: O ensino da língua inglesa com interdisciplinaridade. V ENID: Encontro de iniciação à docência da UEPB, 2015.

SCHUHMACHER, V. R. N.; ALVES FILHO, J. P.; SCHUHMACHER, E. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciência & Educação, v. 23 n. 3, 2017.

SILVA, S.A; GUEDES, F.M.; PICANÇO, D.C; CAMAS, N.P. O uso pedagógico da rede social EDMODO: Formação Continuada de professores e a socialização do conhecimento. Cadernos PNE: os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Paraná: SEED/PR, 2014.

TERRA. 95% da população brasileira não fala inglês. Disponível em:

. Acesso em: 28 mar. 2020.

TRAVI, M.G.G; MENEGOTTO, L.M.O.; SANTOS, G.A. A escola contemporânea diante do fracasso escolar. Revista Psicopedagia, v.26, n.81, São Paulo , 2009.

WANG, A. I. The wear out effect of a game-based student response system. Computers & Education, v.82, p. 217–227, 2015.

ZANCANARO, J. G. S. Uso assíncrono do aplicativo quizlet como apoio para a aprendizagem de inglês para estudantes do ensino médio. In: CIET:EnPED, 2018. Acesso em: 14 mai 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2526-4478 - Qualis "B3" (2017/2018)

______________________________________________________________________________