METODOLOGIAS ATIVAS E MATERIAL DIDÁTICO DE INGLÊS NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: PERCEPÇÕES DE GRADUANDOS ACERCA DE SUAS APRENDIZAGENS

Autores

  • Teresinha de Fátima Nogueira
  • Andrea Marques de Carvalho Fatec de São José dos Campos
  • Ana Maria Pereira Fatec de São José dos Campos

Palavras-chave:

Material didático, Metodologia ativa, Língua inglesa, Percepção de discentes

Resumo

As mudanças na educação contemporânea têm refletido o reconhecimento da importância do estímulo à busca da autonomia e do protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem, levando em consideração não apenas os saberes dos conteúdos das disciplinas, mas também o desenvolvimento de novas competências, habilidades e atitudes. Consequentemente, estimula-se cada vez mais o uso de metodologias ativas. A partir dessas premissas, duas docentes da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos elaboraram um material didático alternativo para que fosse utilizado durante as aulas de inglês. O objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento da percepção dos alunos a respeito dos resultados obtidos com esse material. Para desenvolver este estudo, um grupo selecionado de graduandos foi convidado a responder um questionário composto por cinco perguntas abertas. Tal instrumento de coleta de dados possibilitou o levantamento das impressões positivas e negativas dos estudantes, bem como de sugestões para melhorar e motivar seu desempenho e sua autonomia comunicativa e investigativa. Os resultados obtidos são indícios de que o uso desse novo material favorece a comunicação e a interação dos alunos entre si e com os conteúdos e objetivos propostos nas atividades, contribuindo para o sucesso da aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Ana Maria Pereira, Fatec de São José dos Campos

 

 

Referências

BRITO, Cristiane C. de P.; SILVEIRA, Pedro H. 2018. Ensino e autoria: sobre a elaboração de material didático para um curso de produção oral no programa IsF. Olhares e Trilhas, Uberlândia, vol. 20, n. 3, set/dez. Disponível em https://www.semanticscholar.org/reader/dc928e4989380f2689d0751b4a83b9152e4eb4a3. Acesso em 28/09/2023.

CAMARGO, Fausto.; DAROS, Thuinie. 2018. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. 1. ed. Porto Alegre: Penso.

CASTELLAR, S. M. V.; MORAES, J. V. 2016. Metodologias ativas: Introdução. São Paulo: FTD.

COLVARA, Jonas dos S.; SANTO, Eniel do E. 2019. Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 18, n. 1.doi:http:// dx.doi.org/10.17143/ rbaad.v18i1.325. Disponível em: https://abed.emnuvens.com.br/RBAAD/article/view/325/306. Acesso em 11/09/2023.

GRIGOLETTO, M. 1999. Seções de leitura no livro didático de língua estrangeira: lugar de interpretação? In: CORACINI, M. J. R. F. (org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. Campinas: Pontes, p. 79-91.

MORÁN, José. 2015. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos A. de; MORALES, Ofélia E. T. (orgs.)Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, p. 15-33.

_____________. 2019.Metodologias Ativas de Bolso: como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. São Paulo: Editora do Brasil.

XAVIER, Rosely P. ; SOUZA, Daniele T. 2008. O que os alunos pensam sobre o livro didático de inglês. Trabalhos em Linguística Aplicada. 47(1), junho. Disponível em:https://www.scielo.br/j/tla/a/yCdhrgQFpsj6grKwLPQBFQr/. Acesso em 11/09/2023.

Downloads

Publicado

29/12/2023

Como Citar

Nogueira, T. de F., Carvalho, A. M. de, & Pereira, A. M. (2023). METODOLOGIAS ATIVAS E MATERIAL DIDÁTICO DE INGLÊS NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: PERCEPÇÕES DE GRADUANDOS ACERCA DE SUAS APRENDIZAGENS. evista BTecLE, 7(2), 226–243. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1160

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)