COMPREENSÃO AUDITIVA: PROCESSOS, ESTRATÉGIAS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Teresinha de Fátima NOGUEIRA Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos, Brasil
  • Lise Virgínia Vieira de AZEVEDO Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos, Brasil

Palavras-chave:

Compreensão auditiva, Língua estrangeira, Estratégias, Avaliação

Resumo

Como professores de inglês, temos nos preocupado com a dificuldade que nosso aluno enfrenta ao se deparar com situações reais de comunicação oral em que precisa entender e se fazer entender. Sabemos que para conseguirmos nos comunicar oralmente é necessário, antes de tudo, saber ouvir. Entretanto, percebe-se que as estratégias que vêm sendo usadas em sala de aula para esse fim não têm corroborado a eficácia na compreensão auditiva do aluno. Apesar de poucos serem os estudos sobre o assunto, como Vandergrift (2016) e Rost (2002), abordaremos nesse trabalho aspectos que facilitam e dificultam a audição nas práticas de interação em inglês, além de apresentarmos um exemplo de uma situação em que se avalia o entendimento auditivo de nossos alunos. O resultado nos fornece pistas em como podemos facilitar o desenvolvimento dos estudantes nessa habilidade, além de elucidar o porquê de alguns erros de compreensão cometidos por eles durante esse processo.

Referências

CANNING-WILSON, C. 2000. Practical Aspects of Using Video in the Foreign Language Classroom. The Internet TESL Journal, vol VI, no. 11, November. Disponível em http://iteslj.org/Articles/Canning-Video.html Acesso em 26 de abril de 2018. LIAO, S. 2012. Listening Strategies and Applications in EFL Classroom. Report on English Education Resource Center of Senior High Schools in Taiwan. Disponível em http://english.tyhs.edu.tw/xoops/html/tyhs/teach_source101/02plan.pdf Acesso em 28 de abril de 2018.

REES, G. 2003. Pre-Listening Activities. Disponível em https://www.teachingenglish.org.uk/article/pre-listening-activities . Acesso em 28 de abril de 2018.

ROST, M. 2002. Listening Tasks and Language Acquisition. JALT Publications. Disponível em http://jalt-publications.org/archive/proceedings/2002/018.pdf. Acesso em 30 de abril 2018.

VANDERGRIFT, L. 2016. Listening: Theory and Practice in Modern Foreign Language Competence. Centre for Languages, Linguistics & Area Studies. Disponível em https://www.llas.ac.uk/resources/gpg/67. Acesso em 28 de abril de 2018.

WEI, L. 2010. Teaching English in EFL Classrooms in Senior High Schools in Taiwan. Disponível em http://english.tyhs.edu.tw/xoops/html/tyhs/teach_source102/08.pdf . Acesso em 30 de abril de 2018.

Downloads

Publicado

20/07/2018

Como Citar

NOGUEIRA, T. de F. ., & AZEVEDO, L. V. V. de . (2018). COMPREENSÃO AUDITIVA: PROCESSOS, ESTRATÉGIAS E PERSPECTIVAS . evista BTecLE, 2(1), 079–096. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/108

Edição

Seção

Artigos