METODOLOGIAS ATIVAS: SABERES, REPRESENTAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Lise Virgínia Vieira de AZEVEDO Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos, Brasil
  • Teresinha de Fátima NOGUEIRA Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos, Brasil

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Representações, Alunos, Língua Inglesa

Resumo

O cenário de pesquisa tem produzido crescentemente estudos que focam práticas pautadas em metodologias ativas em diversos contextos de ensino-aprendizagem. Nossas inquietações estão relacionadas ao perceber como ocorre a relação entre os princípios das metodologias ativas e as práticas de professores que podem estar à procura de novos métodos para motivar o aluno no processo de construção de conhecimento. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir as metodologias ativas em uma tentativa de compreender este conceito para que atitudes conscientes possam direcionar o processo pedagógico em sala de aula. Esse estudo está dividido em três partes: reflexões de pesquisadores no campo conceitual, entre eles: Morán (2017); Berbel (2011); Barbosa e Moura (2013); estudo exploratório investigando as representações que universitários atribuem as aulas fundamentadas em metodologias ativas. Finalmente, discutimos as implicações de tais conceitos e investigação para a prática do professor de língua inglesa.

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Publicado

19/12/2018

Como Citar

AZEVEDO , L. V. V. de ., & NOGUEIRA , T. de F. . (2018). METODOLOGIAS ATIVAS: SABERES, REPRESENTAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA . evista BTecLE, 2(2), 163–175. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/140

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