UM CONVITE À REFLEXÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PAUTADAS NA RELAÇÃO AFETO-COGNIÇÃO
Palavras-chave:
Afeto-cognição, Reflexão, TransdisciplinaridadeResumo
Este trabalho tem como objetivo abordar a questão da afetividade como fator inerente ao desenvolvimento do aluno no ensino superior tecnológico. Para tanto, foram estudados, nesta pesquisa bibliográfica (GIL, 2008), autores que discutem a relação afeto-cognição no processo de ensino-aprendizagem, como Vygotsky (1934), Imai (2010), e Silva e Abud (2007). Elucidamos também a necessidade de uma postura reflexiva do professor para que este consiga propor práticas em sala de aula que possibilitem compreender o aluno em sua totalidade. Ainda, discutimos, brevemente, como um olhar transdisciplinar pode preparar caminhos para uma educação mais humanizada. Em nosso ponto de vista, o docente preparado para perceber as questões relacionadas ao domínio afetivo, tem a possibilidade de planejar uma prática que seja pertinente à realidade e necessidades de seu alunado.
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