TEORIA E PEDAGOGIA DE GÊNERO DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO

Autores

  • Cristiane Oliveira CAMPOS GONELLA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Jacareí, Brasil
  • Rubens Fernando de Souza LOPES Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Jacareí, Brasil
  • Vitória Fortes PIRES Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Jacareí, Brasil
  • Jacqueline Carvalho BARROS FITec - Inovações Tecnológicas, São José dos Campos, Brasil

Palavras-chave:

Gênero textual, Competência comunicativa, Ensino de língua, Interacionismo sociodiscursivo

Resumo

Neste artigo, buscamos refletir sobre a teoria interacionista sociodiscursiva de gênero, bem como sobre sua pedagogia de ensino por meio de sequências didáticas, enfatizando o potencial dos gêneros orais, em especial da entrevista, no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. Relatamos uma experiência de elaboração e utilização de uma sequência didática, cujo objetivo foi a apropriação do gênero oral entrevista de emprego. Essa sequência assumiu como norteadores a Abordagem Comunicativa e o conceito de Improviso Teatral. Em nossos resultados, apresentamos opiniões de alunos sobre a sequência didática e o desenvolvimento de uma aluna em relação ao gênero em pauta. 

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Publicado

21/12/2020

Como Citar

GONELLA, C. O. C., LOPES, R. F. de S. ., PIRES, V. F. ., & BARROS, J. C. . (2020). TEORIA E PEDAGOGIA DE GÊNERO DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO . evista BTecLE, 4(2), 145–159. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/284

Edição

Seção

Artigos