JOGOS PARA CELULAR: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Teresinha de Fátima Nogueira Fatec de São José dos Campos
  • Juliana Forin Pasquini Martinez Fatec de São José dos Campos e da ETEP
  • Angélica Gomes de Oliveira Fatec de São José dos Campos

Palavras-chave:

Aprendizagem, Interdisciplinaridade, Jogos

Resumo

Uma das tendências de práticas pedagógicas no contexto da educação superior tem sido o trabalho interdisciplinar e o uso de recursos tecnológicos. Tais possibilidades contribuem de maneira positiva tanto para docentes, que verificam a motivação e o engajamento dos alunos nas atividades, quanto para os discentes que são estimulados na produção e socialização de conhecimento (THIESEN, 2008). Seguindo essa tendência, as pesquisadoras e professoras da Fatec de São José dos Campos, docentes das disciplinas Língua Inglesa e Linguagem de Programação, elaboraram um projeto interdisciplinar com alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que consistia em construir jogos de aprendizagem de inglês para alunos da educação básica. O presente trabalho objetiva mostrar os resultados dessa prática, contando com a parceria de uma das alunas, que desenvolveu o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a elaboração de jogos de aprendizagem de inglês para smart phone. Vários pesquisadores têm indicado a aprendizagem através do uso de aplicativos no celular como ferramenta para motivar a aprendizagem dos alunos tanto na sala de aula como fora do contexto escolar (GODWIN-JONES, 2011; KAPP, 2016; HARIRY, 2015). Assim, metodologicamente, apresentamos como foi desenvolvido o projeto, o referencial teórico que adotamos, a elaboração e a aplicação de um jogo de inglês para alunos do ensino fundamental de uma escola pública criado pela nossa graduanda. Os resultados indicaram que práticas interdisciplinares contribuem de maneira significativa para a autonomia intelectual dos discentes e para entenderem como as disciplinas estão conectadas e em movimento constante. Em relação às docentes foi possível concretizar em sala um projeto que foi incentivado e fomentado pela instituição de ensino a que pertencem, Centro Paula Souza, pois as duas foram selecionadas para participar de um intercâmbio em instituições internacionais de educação como forma de aperfeiçoamento e atualização profissional.

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Publicado

15/07/2017

Como Citar

Nogueira, T. de F. ., Martinez, J. F. P., & Oliveira, A. G. de . (2017). JOGOS PARA CELULAR: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA . evista BTecLE, 1(1), 454–477. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1036

Edição

Seção

Artigos