O Lifelong learning e o ato de narrar como elementos multiplicadores

Estudo de caso de uma capacitadora de professores de língua inglesa

Autores

  • Priscila Baumann CEETEPS
  • Adriana Salvanini CEETEPS
  • Fabio Lopes Silva CEETEPS
  • Rodrigo Avella Ramirez CEETEPS

Palavras-chave:

Narrativa autobriográfica, formação do formador, lifelong learning

Resumo

Em uma sociedade cada vez mais global e interconectada, que tem na língua inglesa seu principal meio de comunicação acadêmica, tecnológica, científica, comercial e profissional, isto é, sua língua-franca (ILF), as demandas por formação continuada estão em crescimento. E justamente neste contexto de lifelong learning, reside o objetivo deste estudo em apresentar e analisar a trajetória profissional de uma professora de língua inglesa que atualmente atua na formação de professores de inglês. Por meio de uma abordagem biográfico-narrativa, baseada nos estudos de Christine Delory-Momberger, Alheit, Sacristán, dentre outros, adota-se uma entrevista semiestruturada, em profundidade, com uma professora cuja trajetória de três décadas de experiência na docência, contribui para a reflexão e a constituição identitária desta professora como formadora de formadores. Os resultados da análise da entrevista indicam que por meio de sua trajetória biográfica, singular, outros docentes e aspirantes a formador de professores podem encontrar sentido e ressignificar suas próprias aprendizagens ao longo da vida.

Referências

REFERÊNCIAS

ALVARADO-PRADA, Luis Eduardo; CAMPOS FREITAS, Thaís; FREITAS, CinaraAline. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 10, n. 30, p. 367-387, jul. 2010. ISSN 1981-416X. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189114449009.pdf Acesso em: 09 de abril de 2024.

ALHEIT, Peter; DAUSIEN, Bettina. Processos de formación y aprendizaje. In:ALHEIT, Peter; DAUSIEN, Bettina (org.). En el curso de la vida. Educación, formación,biograficidad y género. Xàtiva: Instituto Paulo Freire de España y Crec, 2007. p. 35-47.

ALHEIT, Peter; DAUSIEN, Bettina. The double face of lifelong learning: two analytical perspectives on a “silent revolution”. Studies in the Education of Adults, London, v. 34, n. 1, p. 3-22, 2002.

ALHEIT Peter; DAUSIEN Bettina. Processo de formação e aprendizagem ao longo da vida. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.1, p. 177-197, jan./abr. 2006

ALHEIT, Peter; HERNANDEZ-CARRERA, Rafael. La doble visión de la educación permanente: dos perspectivas analíticas. Linhas Críticas, Brasíla, v.24. 2018. p. 555-581.Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19170. Acesso em: 5 Abr.2024

BRAGANÇA, I. F. S. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro, EDUERJ, 2012

BUENO, B. O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. v. 28, n. 1, p. 11–30, 1 jun. 2002.

CHAPMAN, J.; ASPIN, D. Schools and the Learning Community:Laying the Basis for Learning Across the Lifespan. (International Handbook of Lifelong Learning). London: Kluwer, 2001 Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 1-11,2022 https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/ISSN: 2675-914455

DELORY-MOMBERGER, C. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 1, n. 1, p. 133, 26 ago. 2016.

DELORY-MOMBERGER, C. Fundamentos epistemológicos da pesquisa: biográfica em educação. Educação em Revista, v. 27, n. 1, p. 333–346, abr. 2011.

ILLERIS, K. Contemporary Theories of Learning: learning theorists… in their own words. London, Routledge, 2009.

IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado. [s.l.] Cortez Editora, 2022.

JARVIS, Peter. Lifelong learning and the learning society. London: Routledge, 2006b.

JOSSO, Marie-Christine. Experiência de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002

LEFFA, V. (Org.). O Professor de Línguas Estrangeiras: construindo a profissão. 2.ed. Pelotas: Educat, 2001

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez. - jul. 2005-2006

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Escola e desenvolvimento profissional da docência. In: GATTI, Bernadete Angelina et al. (Org.). Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2013. p. 23-54.

RAJAGOPALAN, K.O ensino de línguas como parte da macro-política linguística. In: GERHARDT, A. F. L. M.; AMORIM, M. A.; CARVALHO, A. M. (Orgs). Linguística Aplicada e Ensino: Língua e Literatura. Campinas: Pontes Editores, 2013.

RAMIREZ, R. A. Histórias de Vida na formação do professor. São Paulo: CEETEPS, 2014.

SACRISTAN, J.G. Educar e conviver na cultura global. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Arquivos adicionais

Publicado

22/07/2024

Como Citar

Baumann, P., Salvanini, A. ., Lopes Silva, F., & Avella Ramirez, R. (2024). O Lifelong learning e o ato de narrar como elementos multiplicadores: Estudo de caso de uma capacitadora de professores de língua inglesa . evista BTecLE, 8(1). ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1189

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)