Active Methodology and English Teaching with Focus on Oral Production

Authors

  • Fábio MADEIRA Faculdade de Tecnologia de Guarulhos, Brasil

Keywords:

Active methodologies, Blended learning, Flipped classroom

Abstract

This article discusses the use of active methodologies for the teaching of English for oral production, since the beginning of the learning process. I will defend that the learning should not be limited to practices of determined situations and I suggest the approach to grammar and vocabulary explained and practiced through questions and answers, as it occurs in natural conversation. The task presented in the methodology is the performance in job interviews that require fluent oral production of English. Consequently, the methodology discussed focuses on grammatical development of items that are used in that communication context. The main idea is to make beginners able to perform in simple dialogues  aiming to stimulate them to further oral production.

References

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. 2015. (org.). Ensino Híbrido:

personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso.

BEGLAR, D.; HUNT, A. 2002. Implementing Task-Based Language Teaching. In:

J.C.RICHARDS, W.A. RENANDYA. Methodology in Language Teaching. Cambridge University Press, 2002.

BERBEL, N.A.N. 2011. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, pp 25-40

BERGMANN, J.; SAMS, A. 2016. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem (A. C. da Cunha Serra, Trad.). Rio de Janeiro, RJ: LTC.

_______________________. 2012. Flip Your Classroom: reach every student in every class every day. Eugene: International Society for Technology in Education.

BORGES, T. S; ALENCAR, G. 2014. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante de ensino superior. Cairu em Revista. Jul/Ago 2014, Ano 03, n° 04, p. 119-143.

BRASIL 2015. Parecer CNE/CP 2/2015, de 9 de junho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação.

CAMARGO, F.; DAROS, T. M. V. 2018. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para o fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso.

DEWEY, J. 1959. Vida e Educação. São Paulo: Nacional.

FREIRE, P. 1998. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática Educativa. 27 ed. São Paulo, Ed. Paz e Terra.

HORN, M. B.; STAKER, H. 2015. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro. Porto Alegre: Penso.

KRASHEN, S. 1982. Principles and Practice in Second Language Acquisition. Oxford: Pergamon.

MADEIRA, F. 2020. Aprendizagem de línguas: impressões de aprendizes e conquista de autonomia no processo de aprendizagem. Revista CBTecLE. Revista do Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. 2020. n 1 p. 5972.

____________ 2019. Perspectivas de alunos principiantes sobre fatores facilitadores do processo de aprendizagem de língua estrangeira CBTecLE - Revista do Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. 2019, n. 1 p. 246-259

_____________2017. Entrevistas de emprego e candidatos, no contexto de ensino tecnológico: inglês técnico , inglês geral e algo mais Revista CBTecLE - Revista do Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. p. 319-332.

____________ 2015. A avaliação da produção oral em língua inglesa de candidatos a empregos: instrumentos utilizados e julgamento dos avaliadores. Relatório de pósdoutoramento entregue ao Instituto de Estudos Da Linguagem, em outubro de 2015.

____________. 2003. O ensino da forma - retomada a discussão entre os pesquisadores da área de aquisição de língua estrangeira. Trabalhos em Lingüística Aplicada, (41): 105-107.

MATTAR , J. e AGUIAR, P. S. A. 2018. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em problemas, problematização e método do caso. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS), v. 11, n. 3, p. 404-415, 2018. Disponível em: https://www.brajets.com/index.php/ brajets/article/view/429. Acesso em: 12 fevereiro de 2021.

MITRE, S. M; SIQUEIRA-BATISTA, R; GIRARDI-DE-MENDONÇA, J. M;

MORAIS-PINTO, N. M; MEIRELLES, C. A. B; PINTO-PORTO, C; MOREIRA, T; HOFFMANN, L. M. A. 2008. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência e Saúde Coletiva, v. 13, supl. 2,

p. 2133-2144. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csc/v13s2/v13s2a18.pdf>. Acesso em 19 de março de 2021.

MORAN, J. 2017. Metodologias ativas em sala de aula. Pátio Ensino Médio, ano X, ,n.

pp. 11-13. Disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/Metodologias_Ativas_Sala_Aula.pdf Acesso em 14 de março de 2021.

__________ 2015. Mudando a Educação com metodologias ativas. In: C.A. SOUZA e MORALES, O. E.T. (orgs.) Covergêmcias Midiáticas. Educação e Cidadania: aproximações jovens. pp. 15-33. Ponta Grossa: UEPG/ PROEX.

NEVILLE, O. D. & BRITT, W. D. 2007. A Problem-based Learning Aprroach to Foreign Language Into Engineering. Foreign Language Annals, vol 40, n. 2, pp. 226-246.

NOGUEIRA, R. S.; OLIVEIRA, E. B. 2011. A importância da Didática no Ensino Superior. Online. Disponível em http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2011/11/10/outros/75a110bfebd8a88954e 5 f511ca9bdf8c.pdf. Acesso em 02/04/2021.

RAMOS, R. C. G. 2005. Instrumental no Brasil: a desconstrução de mitos e a construção do futuro. In: FREIRE, M.M., VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. e BARCELOS, A. M. F. , 2005. Lingüística Aplicada e Contemporaneidade. Pontes: Campinas. pp. 109-124.

VALENTE, J. A. 2014. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, edição especial n. 4. /2014, p. 79-97.

VYGOTSKY, L. S. 1998. A formação social da mente. 6.ed. São Paulo: Martis Fontes.

Published

2021-07-12

How to Cite

MADEIRA, F. . (2021). Active Methodology and English Teaching with Focus on Oral Production . evista BTecLE, 5(1), 071–082. etrieved from https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/352