Sobre a Revista

ISSN 2526-4478 - Qualis "B1"

A Revista CBTecLE, classificada como Qualis-CAPES B1, é uma publicação da Coordenação de Línguas das Fatecs do Centro Paula Souza, disponível on-line desde 2017. Com periodicidade semestral, suas edições são publicadas nos meses de junho e dezembro. Seu objetivo é oferecer um espaço para a disseminação de produções científicas no campo do ensino de línguas, incentivando a participação de professores, pesquisadores e acadêmicos de instituições nacionais e internacionais. A revista abrange as seguintes áreas temáticas:

  • Abordagens teóricas e aplicadas ao ensino e aprendizagem;
  • nálise do discurso;
  • Currículo para ensino de línguas;
  • Educação bilingue;
  • Ensino-aprendizagem de línguas de sinais;
  • Formação de professores e coordenadores de programas de ensino de línguas;
  • Gêneros textuais/discursivos e seu papel no ensino de línguas;
  • Interação e gestão educacional nos contextos presencial e digital;
  • Letramento críticos, multiculturalismo, translíngua e repertórios;
  • Letramento e fluência digital, games e criação de aplicativos;
  • Línguas e abordagens voltadas à internacionalização;
  • Línguas para fins específicos;
  • Metodologias ativas e o ensino de línguas;
  • Políticas públicas (língua materna e estrangeira);
  • Tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de línguas;
  • Uso de IA no ensino de línguas.

Confira as normas para submissão aqui.

Convocatoria para Presentación de Trabajos

Publicación en el 1er semestre de 2025

Alfabetización crítica, multiculturalismo, translenguaje y repertorios;

Alfabetización y fluidez digital, creación de juegos y aplicaciones;

Análisis del discurso;

Currículo para la enseñanza de lenguas;

Educación bilingüe;

Enfoques teóricos y aplicados a la enseñanza y el aprendizaje;

Enseñanza-aprendizaje de la lengua de señas;

Formación de profesores y coordinadores de programas de enseñanza de idiomas;

Géneros textuales/discursivos y su papel en la enseñanza de lenguas;

Idiomas para fines específicos

Interacción y gestión educativa en contextos presencial y digital;

Lenguas y enfoques orientados a la internacionalización;

Metodologías activas y enseñanza de idiomas;

Políticas públicas (lengua materna y lengua extranjera);

Tecnologías digitales y enseñanza-aprendizaje de idiomas;

Uso de la IA en la enseñanza de idiomas.

Submission deadline: April 30, 2025

Publication in June 2025

Active methodologies and language teaching;

Bilingual education;

Critical literacy, multiculturalism, translanguaging, and repertoires;

Curriculum for language teaching;

Digital technologies in language teaching and learning;

Discourse analysis;

Interaction and educational management in both face-to-face and digital contexts;

Languages and approaches aimed at internationalization;

Languages for specific purposes;

Literacy and digital fluency, games, and app creation;

Public policies (native and foreign languages);

Teacher and coordinator development for language teaching programs;

Teaching and learning of sign languages;

Textual/discursive genres and their role in language teaching;

Theoretical and applied approaches to teaching and learning;

Use of AI in language teaching

 

Edição Atual

v. 9 n. 1 (2025): Revista CBTecLE
					Visualizar v. 9 n. 1 (2025): Revista CBTecLE

A Revista CBTecLE é uma publicação semestral da Coordenação de Línguas das Fatecs do Centro Paula Souza, lançada pela primeira vez em 2017. Seu objetivo é incentivar professores, pesquisadores e acadêmicos de diferentes instituições brasileiras e internacionais a divulgar suas produções no ensino de línguas.

 

Publicado: 30/06/2025

Edição completa

Artigos

ENGLISH AS A MEDIUM OF INSTRUCTION

Ver Todas as Edições