
Sobre a Revista
ISSN 2526-4478 - Qualis "B1"
A Revista CBTecLE, classificada como Qualis-CAPES B1, é uma publicação da Coordenação de Línguas das Fatecs do Centro Paula Souza, disponível on-line desde 2017. Com periodicidade semestral, suas edições são publicadas nos meses de junho e dezembro. Seu objetivo é oferecer um espaço para a disseminação de produções científicas no campo do ensino de línguas, incentivando a participação de professores, pesquisadores e acadêmicos de instituições nacionais e internacionais. A revista abrange as seguintes áreas temáticas:
- Abordagens teóricas e aplicadas ao ensino e aprendizagem;
- nálise do discurso;
- Currículo para ensino de línguas;
- Educação bilingue;
- Ensino-aprendizagem de línguas de sinais;
- Formação de professores e coordenadores de programas de ensino de línguas;
- Gêneros textuais/discursivos e seu papel no ensino de línguas;
- Interação e gestão educacional nos contextos presencial e digital;
- Letramento críticos, multiculturalismo, translíngua e repertórios;
- Letramento e fluência digital, games e criação de aplicativos;
- Línguas e abordagens voltadas à internacionalização;
- Línguas para fins específicos;
- Metodologias ativas e o ensino de línguas;
- Políticas públicas (língua materna e estrangeira);
- Tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de línguas;
- Uso de IA no ensino de línguas.
Confira as normas para submissão aqui.
Convocatoria para Presentación de Trabajos
Publicación en el 1er semestre de 2025
Alfabetización crítica, multiculturalismo, translenguaje y repertorios;
Alfabetización y fluidez digital, creación de juegos y aplicaciones;
Análisis del discurso;
Currículo para la enseñanza de lenguas;
Educación bilingüe;
Enfoques teóricos y aplicados a la enseñanza y el aprendizaje;
Enseñanza-aprendizaje de la lengua de señas;
Formación de profesores y coordinadores de programas de enseñanza de idiomas;
Géneros textuales/discursivos y su papel en la enseñanza de lenguas;
Idiomas para fines específicos
Interacción y gestión educativa en contextos presencial y digital;
Lenguas y enfoques orientados a la internacionalización;
Metodologías activas y enseñanza de idiomas;
Políticas públicas (lengua materna y lengua extranjera);
Tecnologías digitales y enseñanza-aprendizaje de idiomas;
Uso de la IA en la enseñanza de idiomas.
Submission deadline: April 30, 2025
Publication in June 2025
Active methodologies and language teaching;
Bilingual education;
Critical literacy, multiculturalism, translanguaging, and repertoires;
Curriculum for language teaching;
Digital technologies in language teaching and learning;
Discourse analysis;
Interaction and educational management in both face-to-face and digital contexts;
Languages and approaches aimed at internationalization;
Languages for specific purposes;
Literacy and digital fluency, games, and app creation;
Public policies (native and foreign languages);
Teacher and coordinator development for language teaching programs;
Teaching and learning of sign languages;
Textual/discursive genres and their role in language teaching;
Theoretical and applied approaches to teaching and learning;
Use of AI in language teaching
Edição Atual

A Revista CBTecLE é uma publicação semestral da Coordenação de Línguas das Fatecs do Centro Paula Souza, lançada pela primeira vez em 2017. Seu objetivo é incentivar professores, pesquisadores e acadêmicos de diferentes instituições brasileiras e internacionais a divulgar suas produções no ensino de línguas.