Revista CBTecLE

ISSN 2526-4478 - Qualis "B3" (2017/2018)

A Revista CBTecLE é uma publicação semestral da Coordenação de Línguas das Fatecs do Centro Paula Souza, lançada pela primeira vez em 2017. Seu objetivo é incentivar professores, pesquisadores e acadêmicos de diferentes instituições brasileiras e internacionais a divulgar suas produções no ensino de línguas, em áreas como:

  • línguas para fins específicos;
  • análise do discurso;
  • tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de línguas;
  • metodologias ativas;
  • currículo;
  • letramento crítico, multiculturalismo, translíngua e repertórios;
  • letramento e fluência digital, games e criação de aplicativos;
  • educação bilíngue; políticas públicas (para o ensino de línguas materna e estrangeira);
  • abordagens teóricas e aplicadas ao ensino e à aprendizagem, formação de professores e coordenadores de programas de ensino de línguas, interação, avaliação e gestão educacional nos contextos presencial e digital.
 

Categorias


 

 

 

v. 2, n. 1 (2020): Revista CBTecLE nº 1 2020 (Inglês na Aviação)

 

O inglês é o idioma oficial da aviação e esse uso específico da língua tem sido foco de inúmeras pesquisas ao redor do mundo. Além de ser usado para a comunicação entre profissionais, como pilotos e controladores de tráfego aéreo, também é o idioma das publicações técnicas e dos registros de informações.

Os estudos, principalmente os desenvolvidos no âmbito da linguística, focam diversos aspectos do inglês para aviação, tais como materiais didáticos, termos técnicos, fraseologia, compreensão de informações escritas, características dos documentos, orientações das agências regulamentadores e planejamento de cursos, entre outros. Além disso, diferentes profissionais colaboram, contribuem e são beneficiados com essas pesquisas, como professores, linguístas, elaboradores de materiais didáticos, mecânicos de manutenção de aeronaves, engenheiros aeronáuticos, pilotos, comissários, controladores e oficiais militares.

Além de contribuições de pesquisadores acadêmicos experientes e de expertise comprovada, merecem destaque os artigos escritos por alunos do curso de tecnologia em manutenção de aeronaves, frutos de pesquisas feitas nas modalidades de iniciação científica e trabalho de conclusão de curso. 

 

Profª Drª Daniela Terenzi

Sumário

Heitor Mateus Fonseca, Daniela Terenzi
 
Daniela Terenzi, Emily Migliato Cordeiro, Priscila de Luna Farias
 
Ana Lígia Barbosa de Carvalho e Silva, Patrícia Tosqui-Lucks
 
Aline Pacheco, Lucas Alkimin
 
Iuri de Almeida Tirelli, Daniela Terenzi
 
Malila Carvalho de Almeida Prado
 
Sidnei Ferreira da Silva, Maria Claudia Bontempi Pizzi
 
Daniela Terenzi, Karen da Silva PINTO
 
Gustavo Scalon Borges Dagostino, Daniela Terenzi
 
Natalia Cristina de Mendonça Spera, Daniela Terenzi
 
Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues, Carolina Helena Naveira
 
Rafaela Araújo Jordão Rigaud Peixoto
 
Marília Tavella de Souza Gabriel, Daniela Terenzi
 
Felipe Polanowski Rossato
 
Tayza Nogueira Rossini
 
Murilo Marcelino Hilario, Daniela Terenzi
  

v. 1, n. 1 (2020): Revista CBTecLE nº 1 2020 (Línguas na Formação Técnica e Tecnológica)

Com grande satisfação, apresentamos o Volume 1-2020 da Revista CBTecLE. Esta edição especial é composta por 38 artigos que versam sobre as mais recentes pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de línguas e relatos de experiência referentes a abordagens pedagógicas inovadoras, em especial no que tange ao uso crescente de novas ferramentas tecnológicas para o ensino de línguas estrangeiras no atual contexto de instituições públicas e privadas do Brasil.

Nesta edição da CBTecLE, destacamos também artigos produzidos em parceria com o IFSP São Carlos, frutos de pesquisas e reflexões, que abordam diferentes aspectos do inglês para aviação considerando, inclusive, diferentes profissionais.

Ao longo de três anos desde sua primeira publicação,  com um número expressivo de artigos já publicados e que vem crescendo a cada edição, a Revista CBTecLE  vem se consolidando como um importante periódico on-line, onde pesquisadores e docentes de línguas de instituições diversas localizadas em todas as regiões do Brasil podem compartilhar, refletir e discutir sobre o ensino de línguas.

Desejamos que todos tenham uma excelente leitura!

Profª Drª Simone Telles

Sumário

Jeferson Cipriano de Araújo, Lucas Rodrigues Lopes
PDF
Lúcio Leite de Melo, Carlos Alexandre Felício Brito, Ivo Ribeiro Sá
PDF
Nathalia Maria Soares
PDF
Victoria Martos Harres, Leonardo Rubin, Andressa Brawerman-Albini
PDF
Fabio Madeira
PDF
Thiago Barbosa Soares
PDF
Givanildo Silva Santos, Claudia Pungartnik
PDF
Amaury Flávio Silva
PDF
Renan Paulo Bini, Lohana Larissa Mariano CIVIERO, Renan Fabrício Lorenzatto da SILVA, Benilde Socreppa SCHULTZ
PDF
Simone Telles Martins Ramos, Janaína Oliveira Silva, Flávia Andrea Pasqualin, Mônica Cristina Garbin
PDF
Uéverson Mendes Oliveira, Rodrigo Guedes de Araújo
PDF
Rosana Helena Nunes
PDF
Alexsandra Melo Araújo, Márcia Tavares, Risoneide Ribeiro Nascimento
PDF
Maria Auxiliadora de Freitas Bastos Matias, Rubiane Duarte Masulck, Sandra Giacomin Schneider
PDF
Dany Thomaz Gonçalves, Estéfany Ingridy Cruz de Jesus
PDF
Idelma Divina Silva
PDF
Bruna Duarte Ferreira Frohmut, Elda Gonçalves Nemer, Renata Oliveira Campos Bergamo, Rodrigo Avella Ramirez
PDF
Michele Bruna de Sousa Silva Gal, Débora Leite de Oliveira, Rozania Maria Alves de Moraes, Rogéria Costa Pereira
PDF
SILVÂNIA Maria da Silva AMORIM CRUZ, Aguida Pereira de SOUZA
PDF
Alexandre António Timbane, Segunda Ca, Israel Mawete Ngola Manuel
PDF
José Rodrigues de Mesquita Neto
PDF
Simone Cristina Mussio, Clodoaldo Rodrigues da Silva Filho
PDF
Bárbara Alves da Rocha Franco
PDF
Simone Cristina Mussio, Valéria Cristiane Validório, Gabriel Henrique Euflásio, Matheus Kalil da Silva Borges
PDF