INFLUÊNCIA DO ESTUDO DO INGLÊS INSTRUMENTAL PARA A INTERPRETAÇÃO DE MANUAIS TÉCNICOS EM LÍNGUA INGLESA POR RESTAURADORES AERONÁUTICOS
Palavras-chave:
Inglês para fins específicos, Inglês para aviação, Inglês na manutenção de aeronaves, Estratégias de leituraResumo
Na aviação é clara a necessidade do domínio de outras línguas, pois grande parte dos fabricantes e empresas que prestam serviços de manutenção, desenvolvimento de projetos ou linhas aéreas, estão presentes em todo o mundo. No ramo da restauração, os mecânicos aeronáuticos precisam de manuais para realizar suas tarefas diárias, os quais estão, em sua maioria, em inglês. O conhecimento da língua e oportunidades de estudo do inglês instrumental podem agilizar as tarefas ou mesmo garantir sua interpretação e execução correta. Esta pesquisa analisa como participantes de três diferentes perfis, relacionados ao nível de inglês, experiência no campo e oportunidades de estudo, leem e interpretam os manuais das aeronaves. Foi notado a importância do ensino do inglês instrumental em cursos técnicos e tecnológicos, que, apesar das diversas barreiras que enfrenta, auxilia os alunos nas estratégias e compreensão dos textos técnicos, o que geralmente proporciona vantagens nos processos seletivos.
Referências
AZEVEDO, N.C. 2009. Exame de proficiência em Língua Inglesa (EPLIS) para controladores de tráfego aéreo e operadores brasileiros de estação aeronáutica: impactos potenciais. 2009. 38f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras - Português) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
CARO, S.; BÉTRANCOURT, M. 2001. Ergonomie des documents numériques. In
Traité Informatique, H7 220, Techniques pour l'Ingénieur (TPI): Paris.
CHAPARRO A., et al. 2002. Survey of aviation technical manuals. Phase 2 report:
User evaluations of maintenance documentation. Federal Aviation Administration.
HUTCHINSON, T.; WATERS, A. 1987. English for Specific Purposes - a learningcentred approach. Cambridge, Cambridge University Press.
IBIAPINO, J.K.S. 2010. Estratégias de Leitura: uma forma de facilitar a leitura e compreensão de textos em língua inglesa. Artigo científico apresentado como trabalho de conclusão do curso - Curso de Pós-Graduação em Língua Inglesa, Faculdade Montenegro, Picos – Piauí.
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION (ICAO). 2010. Manual on the Implementation of ICAO Language Proficiency Requirements. Doc 9835. 2. ed. Canada. ISBN 978-92-9231-549-8.
MELO, K.K.P. 2014. Desafios para o ensino da língua inglesa nos cursos técnicos do senai/jp: um estudo de caso. Trabalho de conclusão de curso (Graduação de Licenciatura em Letras – Inglês), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa.
RAHMAN, S.A.; HOBBS, V. 2017. Reading among aircraft maintenance personnel: why and how they read. In: 64th international conference, Putrajaya, Malásia. Proceedings of Academics World [...]. [S. l.: s. n.].
SOUZA, A.G.F.; ABSY, C.A.; COSTA, G.C.; MELLO, L.F. 2010 Leitura em Língua Inglesa: uma abordagem instrumental. 2ª Ed. Disal Editora, São Paulo – SP.
SPERA, N.C.M.; TERENZI, D. 2016. Estratégias de leitura empregadas para compreensão da língua inglesa por restauradores aeronáuticos brasileiros. Revista Pindorama, Eunápolis, Bahia, v. 6, n. 6, p. 54-70, 2 maio 2016.
TERENZI, D. 2014. Princípios norteadores para o planejamento de cursos de línguas para propósitos específicos em curso superior tecnológico (manunteção de aeronaves): considerando visões de aprendizes, instituição formadora e empregadores. 178 f. Tese (Doutorado em Linguística). UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
VILAÇA, M.L.C. 2003. O processo de avaliação e elaboração de materiais didáticos para cursos de inglês para fins específicos. IN: Revista de Letras do Instituto de Humanidades da Unigranrio. Duque de Caxias: Unigranrio Editora.
ZUPPARDO, M.C. 2013. A linguagem da aviação: um estudo de manuais aeronáuticos baseado na Análise Multidimensional. ReVEL. v. 11, n. 21.