EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E LINGUAGENS: ANÁLISE DE NECESSIDADES NO ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS
Palavras-chave:
Educação profissional; Ensino de línguas; Abordagem instrumental.Resumo
Ao refletir sobre as principais abordagens de ensino-aprendizagem, entendendo que a educação profissional se constitui no âmbito da sociedade, da cultura e do trabalho, este artigo tem o objetivo de investigar a relação entre a abordagem instrumental no ensino de inglês nos cursos técnicos de nível médio nas escolas técnicas estaduais do estado de São Paulo e as escolhas mais adequadas ao ensino por competências. Concentra-se no conceito de análise de necessidades por ser o diferencial dessa abordagem. Parte de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa exploratória por meio de observação direta, busca o entendimento das suas variantes, considerando por fim que os seus pressupostos podem extrapolar o campo do ensino de línguas para fins específicos.
Referências
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.
BLOCH, J. Technology and ESP.In The Handbook of English for Specific Purposes. Boston, MA : Wiley-Blackwell, 2013.
BROWN, H. Douglas. Teaching by principles. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1994.
BROWN, H. Douglas. English Language Teaching in the “Post-Method” Era: Toward Better Diagnosis, Treatment, and Assessment. In J. Richards & W. Renandya (Eds.), Methodology in Language Teaching: An Anthology of Current Practice (Approaches and Methods in Language Teaching, pp. 9-18). Cambridge: Cambridge University Press. 2002.
BROWN, H. Douglas. Teaching by Principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy. White Plains, NY: Pearson Education, 2007.
CELANI, Maria Antonieta Alba [et al]. ESP in Brazil: 25 years of evolution and reflection. Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo: EDUC, 2005.
CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Plano de Curso para Habilitação Profissional de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas 2019. Disponível em: <http://www.cpscetec.com.br/gfac>. Acesso em 20 jan. 2019
DEMAI, F.M. Missão, Concepções e Práticas do Grupo de Formulação e Análises Curriculares (GFAC): o “Laboratório de Currículo” do Centro Paula Souza. In: DEMAI, F.M.; ARAUJO, A.M. Currículo Escolar em laboratório: a educação profissional e tecnológica. São Paulo, 2019. Disponível em: http://cpscetec.com.br/cpscetec/arquivos/2019/curriculo_escolar_gfac.pdf Acesso em 20 fev.2019.
DUDLEY-EVANS, T.; ST JOHN, M. J. Developments in English for Specific Purposes: a multi-disciplinary approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
FIELD, John. Lifelong Learning and the New Educational Order. Trentham Books, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HUTCHINSON, T. & WATERS, A. English for specific purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
JENKINS, J. Repositioning English and multilingualism in English as a Lingua Franca. Englishes in Practice, v. 2, n. 3, 2015, p. 49-85
KUMARAVADIVELU, B. Toward a Postmethod Pedagogy .TESOL Quarterly, vol. 35, no. 4, 2001, pp. 537–560. Disponível em: < http://www.bkumaravadivelu.com/articles%20in%20pdfs/2001%20Kumaravadivelu%20Postmethod%20Pedagogy.pdf> Acesso em: 04 jul.2018.
LARSEN-FREEMAN, D. Teaching language: From grammar to grammaring. Boston, MA: Cengage, 2003.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
PRABHU, N.S. There is no best method - Why? TESOL Quarterly, v. 24, nº2. p. 161-176. 1990