EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E LINGUAGENS: ANÁLISE DE NECESSIDADES NO ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS

Autores

  • Ms. Regina Rogick Lopes CEETEPS
  • Dr. Rodrigo Avella Ramirez
  • Luis Fernando Muller da Silva CEETEPS
  • Thiago da Silva Vieira

Palavras-chave:

Educação profissional; Ensino de línguas; Abordagem instrumental.

Resumo

Ao refletir sobre as principais abordagens de ensino-aprendizagem, entendendo que a educação profissional se constitui no âmbito da sociedade, da cultura e do trabalho, este artigo tem o objetivo de investigar a relação entre a abordagem instrumental no ensino de inglês nos cursos técnicos de nível médio nas escolas técnicas estaduais do estado de São Paulo e as escolhas mais adequadas ao ensino por competências. Concentra-se no conceito de análise de necessidades por ser o diferencial dessa abordagem. Parte de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa exploratória por meio de observação direta, busca o entendimento das suas variantes, considerando por fim que os seus pressupostos podem extrapolar o campo do ensino de línguas para fins específicos.

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.

BLOCH, J. Technology and ESP.In The Handbook of English for Specific Purposes. Boston, MA : Wiley-Blackwell, 2013.

BROWN, H. Douglas. Teaching by principles. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1994.

BROWN, H. Douglas. English Language Teaching in the “Post-Method” Era: Toward Better Diagnosis, Treatment, and Assessment. In J. Richards & W. Renandya (Eds.), Methodology in Language Teaching: An Anthology of Current Practice (Approaches and Methods in Language Teaching, pp. 9-18). Cambridge: Cambridge University Press. 2002.

BROWN, H. Douglas. Teaching by Principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy. White Plains, NY: Pearson Education, 2007.

CELANI, Maria Antonieta Alba [et al]. ESP in Brazil: 25 years of evolution and reflection. Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo: EDUC, 2005.

CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Plano de Curso para Habilitação Profissional de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas 2019. Disponível em: <http://www.cpscetec.com.br/gfac>. Acesso em 20 jan. 2019

DEMAI, F.M. Missão, Concepções e Práticas do Grupo de Formulação e Análises Curriculares (GFAC): o “Laboratório de Currículo” do Centro Paula Souza. In: DEMAI, F.M.; ARAUJO, A.M. Currículo Escolar em laboratório: a educação profissional e tecnológica. São Paulo, 2019. Disponível em: http://cpscetec.com.br/cpscetec/arquivos/2019/curriculo_escolar_gfac.pdf Acesso em 20 fev.2019.

DUDLEY-EVANS, T.; ST JOHN, M. J. Developments in English for Specific Purposes: a multi-disciplinary approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

FIELD, John. Lifelong Learning and the New Educational Order. Trentham Books, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HUTCHINSON, T. & WATERS, A. English for specific purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

JENKINS, J. Repositioning English and multilingualism in English as a Lingua Franca. Englishes in Practice, v. 2, n. 3, 2015, p. 49-85

KUMARAVADIVELU, B. Toward a Postmethod Pedagogy .TESOL Quarterly, vol. 35, no. 4, 2001, pp. 537–560. Disponível em: < http://www.bkumaravadivelu.com/articles%20in%20pdfs/2001%20Kumaravadivelu%20Postmethod%20Pedagogy.pdf> Acesso em: 04 jul.2018.

LARSEN-FREEMAN, D. Teaching language: From grammar to grammaring. Boston, MA: Cengage, 2003.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

PRABHU, N.S. There is no best method - Why? TESOL Quarterly, v. 24, nº2. p. 161-176. 1990

Downloads

Publicado

30/06/2022

Como Citar

LOPES, R. R. ., Ramirez, R. A., Muller da Silva, L. F., & Vieira, T. da S. (2022). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E LINGUAGENS: ANÁLISE DE NECESSIDADES NO ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS. evista BTecLE, 6(1), 109–122. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/10

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)