A LÍNGUA INGLESA E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO

THE ENGLISH LANGUAGE AND THE PROFESSIONAL EDUCATION INTERNATIONALIZATION AT POSTGRADUATE LEVEL

Autores

  • Fabiana Ignácio CEETEPS Unidade de Pós-graduação, extensão e pesquisa
  • Luis Fernando CEETEPS Unidade de Pós-graduação, extensão e pesquisa
  • Professor Rodrigo CEETEPS Unidade de Pós-graduação, extensão e pesquisa
  • Thiago da Silva CEETEPS Unidade de Pós-graduação, extensão e pesquisa

Palavras-chave:

Internacionalização, Inglês como meio de instrução (EMI), Pós-graduação, Língua inglesa

Resumo

A internacionalização tem sido alvo de muitos estudos atualmente, sobretudo nas instituições de ensino superior (IES), inclusive no Brasil. Nesse sentido, a língua inglesa, assume um papel fundamental no contexto de internacionalização, já que é atualmente considerada uma língua global (GRADDOL, 2006), especialmente em relação ao mundo do trabalho globalizado. É importante considerar a importância da língua inglesa no mundo acadêmico, o que justifica a expansão do EMI (English as a Medium of  Instruction), inglês como meio de instrução nas universidades ao redor do mundo. Este artigo se propõe a analisar a proficiência linguística em língua inglesa dos alunos e professores dos cursos de pós-graduação lato sensu de uma instituição pública de ensino superior tecnológico da cidade de São Paulo, bem como o grau de interesse em participar de atividades acadêmicas em inglês. Esta é uma pesquisa quantitativa e qualitativa, em que foi aplicado um questionário aos participantes da pesquisa.

Palavras-chave: Internacionalização; Pós-graduação lato sensu; EMI.

Referências

BAIRD, R. Defining EMI. Southhampton, 2017a. Disponível em: https://www.futurelearn.com/courses/emi-academics. Acesso em: 10 maio. 2020.

BAUMVOL, L.K.; SARMENTO, S. Internationalization at Home and the use of English as a Medium of Instruction / Internacionalização em Casa e o uso de Inglês como meio de Instrução. Echoes Further Reflections on Language and Literature, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Laura-Knijnik-Baumvol/publication/313794754_Internationalization_at_Home_and_the_use_of_English_as_a_Medium_of_Instruction_Internacionalizacao_em_Casa_e_o_uso_de_Ingles_como_meio_de_Instrucao/links/58a6268da6fdcc0e0783d71d/Internationalization-at-Home-and-the-use-of-English-as-a-Medium-of-Instruction-Internacionalizacao-em-Casa-e-o-uso-de-Ingles-como-meio-de-Instrucao.pdf

COELHO, I.M.W.S. 0 centro de idiomas do ifam na prática: as Dimensões pedagógica e Administrativa no contexto do multilinguismo. A Institucionalização dos Centros de Línguas na Rede Federal. Vol. 2: Desafios e Boas Práticas. Campinas: Ponte, 2021.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto; tradução Luciana de Oliveira da Rocha, 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DEARDEN, J. – English as a medium of instruction – a growing global phenomenon. 2014 Disponível em: https://www.britishcouncil.es/sites/default/files/british_council_english_as_a_medium_of_instruction.pdf. Acesso em 19 julho. 2021

IGNÁCIO, F.O Inglês como meio de instrução (EMI) na Educação Profissional: possibilidades e desafios para a formação docente. Dissertação (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) CEETEPS Unidade de pós-graduação, extensão e pesquisa. São Paulo, p. 130. 2022.

GRADDOL, D. English Next. Reino Unido: British Council, 2006

KNIGHT, J. Higher Education in Turmoil: the Changing World of Internationalization. Rotterdam: Sense Publishers, 2008.

KNIGHT, Jane. Updated definition of internationalisation. International Higher Education, v. 33, Boston, 2003. Disponível em: https://ejournals.bc.edu/index.php/ihe/article/view/7391/6588. Acesso em 20 out. 2021.

MACARO, E; CURLE, S; PUN, J; AN, J; DEARDEN, J. A systematic review of English medium instruction in higher education. Cambridge University Press, 2017. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/language-teaching/article/systematic-review-of-english-medium-instruction-in-higher-education/E802DA0854E0726F3DE213548B7B7EC7. Acesso em: 20 dez. 2021

MARCELINO, J. M.; LAUXEN, S.L. A internacionalização de educação superior e a construção da cidadania global: existem conexões possíveis? EdiPUCRS, Porto Alegre, 2021.

MARTINEZ, Ron. English as Medium of Instruction (EMI) in Brazilian Higher Education: Challenges and Opportunities. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318487508 Acesso em 20 Dez. 2020.

PETEROSSI, H. G.; MENINO, S. E. A formação do formador. 1 ed. São Paulo. Centro Paula Souza. 2019.

TEEKENS, H. Internationalisation at Home: an introduction. In: TEEKENS, H. (Org.). Occasional Paper 20- Internationalisation at Home: ideas and ideals. European Association for International Education (EAIE), 2007.

Downloads

Publicado

30/12/2022

Como Citar

Ignácio, F., SILVA , L. F. M. da, Ramirez, R. A. ., & Vieira, T. da S. (2022). A LÍNGUA INGLESA E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO: THE ENGLISH LANGUAGE AND THE PROFESSIONAL EDUCATION INTERNATIONALIZATION AT POSTGRADUATE LEVEL. evista BTecLE, 6(2), 325–338. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1079

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)