EMI: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO

Autores

  • Fabiana IGNÁCIO Centro Paula Souza, São Paulo, Brasil
  • Rodrigo Avella RAMIREZ Unidade de pós graduação-Ceeteps, São Paulo, Brasil
  • Helena Gemignani PETEROSSI Unidade de pós-graduação-Ceeteps, São Paulo, Brasil
  • Beatriz Galhardo Oliveira SANCHES Centro Paula Souza, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

EMI, Ensino superior tecnológico, Língua franca

Resumo

Em tempos atuais, a língua inglesa adquiriu, em escala mundial, o papel de língua franca, ou seja, uma língua usada para comunicação internacional entre não falantes nativos do idioma. Esse novo papel do inglês tem gerado inovações no ensinoaprendizagem  do idioma, principalmente no ensino superior. Dentro desse contexto, surge o EMI (English As Medium Of Instruction).  Este artigo é um estudo de caso que teve como objetivo relatar uma experiência e os desafios na implementação de um curso piloto  no ambiente EMI dentro de uma instituição pública de ensino superior tecnológico do Estado de São Paulo. Os dados foram obtidos por meio de referências e, também, por meio de uma entrevista semiestruturada. A partir dos resultados da análise da entrevista, pôde-se concluir que esta experiência inovadora alcançou seus objetivos e que, certamente, contribuirá para a criação de outros projetos em EMI.  

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Publicado

21/12/2020

Como Citar

IGNÁCIO, F., RAMIREZ, R. A. ., PETEROSSI, H. G. ., & SANCHES, B. G. O. . (2020). EMI: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO . evista BTecLE, 4(2), 51–63. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/290

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