TEACHER EDUCATION IN EFL KNOWLEDGE FROM A COLLABORATIVE GROUP OF WORK

Autores

  • Rodrigo Avella Ramirez CEETEPS
  • Luis Fernando Muller da Silva
  • Thiago da Silva Vieira CEETEPS
  • Helen Regiane Martinez CEETEPS

Palavras-chave:

Teacher Education, EFL, Narrative Inquiry, Collaborative group

Resumo

Este artigo considera os professores como produtores de conhecimento, o que deriva não apenas de sua experiência prática, mas também de uma reflexão crítica sobre ela. Um grupo de professores de inglês como língua estrangeira (ILE), de uma universidade pública estadual de São Paulo-Brasil, se reuniu por oito meses e formou um grupo de estudo colaborativo, a partir do qual foi criado um cenário profissional de conhecimento. De especial interesse para este estudo são as contribuições relativas ao papel e identidade da disciplina ministrada (inglês). Em termos metodológicos, o estudo recorre à investigação narrativa, utilizando as narrativas coletivas dos professores e as individuais (histórias de vida). Os resultados indicam algumas reflexões sobre a capacidade de produzir conhecimento colaborativamente e sua influência na formação de professores.

Referências

ANDERSON, Gary.; HERR, Kathryn. The New Paradigm Wars: Is there Room for Rigourous Practitioner Knowledge in Schools and Universities?, Educational Researcher, v.28,n.5, 1999. disponível em: < http://edr.sagepub.com/content/28/5/12.extract > acesso em:19 set.2015

COCHRAN-SMITH, Marilyn.; LYTLE,Susan. Inquiry as Stance .New York: Teachers College Press,2009.

CLANDININ, D.Jean.; CONNELLY,F.Michael. Teacher´s professional knowledge landscapes. Educational Researcher, vol.25,n.3,1996.disponível em:< http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.3102/0013189X025003024?journalCode=edra > acesso em. 05.mar.2017

CLANDININ. D.J.; CONNELLY,F.Michael. Pesquisa Narrativa.2ª.ed, edUFU. Uberlândia, 2015

CLANDININ, D.J. .; ROSIEK,Jerry. Mapping a Landscape of narrative Inquiry. In CLANDININ, D.J. (Ed.) Handbook of Narrative Inquiry: Mapping a methodology. Thousand Oaks, CA: Sage Publications,2006.

FIORENTINI, Dario.; CRECCI, Vanessa. Desenvolvimento profissional Docente: Um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação?. Revista Formação Docente, v.5,n.8, jan-jun 2013. disponível em: < http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br > acesso em:19 jan.2016

GROSSMAN,Pamela.;WINEBUG,Sam.;WOOLWORTH,Stephen. What Makes a Community Different from a Gathering of Teachers? Washington: CTP,2000.

GUIMARÃES, José de Carvalho. (2019). A prática competente do professor universitário: por uma emancipação discente. Revista Contexto &Amp; Educação, 34(107), 219–233. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.219-233

MIZUKAMI, Maria da Graça.Nicoletti. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L.S.Shulman. Revista do Centro de Educação, Santa Maria,v.29,n.2,set2004.Disponível em http://coralx.ufsm.br/revce/artigos.htm . Acesso em : 10 ago.2015.

MIZUKAMI, Maria da Graça .Nicoletti. Escola e aprendizagem da docência. Aprendizagem da docência : contribuições teoricas. São Carlos: eduUFScar, 2010. Cap.2, p.47 - 114.

PARRILLA, Angeles.; DANIELS, Harry. Criação e Desenvolvimento de grupos de Apoio Entre Professores. São Paulo: edições Loyola,2004.

ROSA, Débora Lázara; MENDES, Ana Néry Furlan; LOCATELLI, Andrea Brandão. (2018). A sistematização dos saberes docentes em suas relações com a formação inicial de professores de química. Revista Contexto &Amp; Educação, 33(105), 68–94. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.68-94

SHULMAN,Lee. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. 1996. disponível em < http://www.fisica.uniud.it/URDF/masterDidSciUD/materiali/pdf/Shulman_1986.pdf > acesso em : 9.ago.2015

SHULMAN,Lee. S. Knowledge and Teaching: foundations of the new reform 1987. disponível em < http://people.ucsc.edu/~ktellez/shulman.pdf > acesso em : 11.ago.2015

Downloads

Publicado

30/06/2023

Como Citar

Ramirez, R. A., Muller da Silva, L. F., Vieira, T. da S., & Martinez, H. R. (2023). TEACHER EDUCATION IN EFL KNOWLEDGE FROM A COLLABORATIVE GROUP OF WORK. evista BTecLE, 7(1), 169–181. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1115

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)