TEACHER EDUCATION IN EFL KNOWLEDGE FROM A COLLABORATIVE GROUP OF WORK
Palavras-chave:
Teacher Education, EFL, Narrative Inquiry, Collaborative groupResumo
Este artigo considera os professores como produtores de conhecimento, o que deriva não apenas de sua experiência prática, mas também de uma reflexão crítica sobre ela. Um grupo de professores de inglês como língua estrangeira (ILE), de uma universidade pública estadual de São Paulo-Brasil, se reuniu por oito meses e formou um grupo de estudo colaborativo, a partir do qual foi criado um cenário profissional de conhecimento. De especial interesse para este estudo são as contribuições relativas ao papel e identidade da disciplina ministrada (inglês). Em termos metodológicos, o estudo recorre à investigação narrativa, utilizando as narrativas coletivas dos professores e as individuais (histórias de vida). Os resultados indicam algumas reflexões sobre a capacidade de produzir conhecimento colaborativamente e sua influência na formação de professores.
Referências
ANDERSON, Gary.; HERR, Kathryn. The New Paradigm Wars: Is there Room for Rigourous Practitioner Knowledge in Schools and Universities?, Educational Researcher, v.28,n.5, 1999. disponível em: < http://edr.sagepub.com/content/28/5/12.extract > acesso em:19 set.2015
COCHRAN-SMITH, Marilyn.; LYTLE,Susan. Inquiry as Stance .New York: Teachers College Press,2009.
CLANDININ, D.Jean.; CONNELLY,F.Michael. Teacher´s professional knowledge landscapes. Educational Researcher, vol.25,n.3,1996.disponível em:< http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.3102/0013189X025003024?journalCode=edra > acesso em. 05.mar.2017
CLANDININ. D.J.; CONNELLY,F.Michael. Pesquisa Narrativa.2ª.ed, edUFU. Uberlândia, 2015
CLANDININ, D.J. .; ROSIEK,Jerry. Mapping a Landscape of narrative Inquiry. In CLANDININ, D.J. (Ed.) Handbook of Narrative Inquiry: Mapping a methodology. Thousand Oaks, CA: Sage Publications,2006.
FIORENTINI, Dario.; CRECCI, Vanessa. Desenvolvimento profissional Docente: Um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação?. Revista Formação Docente, v.5,n.8, jan-jun 2013. disponível em: < http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br > acesso em:19 jan.2016
GROSSMAN,Pamela.;WINEBUG,Sam.;WOOLWORTH,Stephen. What Makes a Community Different from a Gathering of Teachers? Washington: CTP,2000.
GUIMARÃES, José de Carvalho. (2019). A prática competente do professor universitário: por uma emancipação discente. Revista Contexto &Amp; Educação, 34(107), 219–233. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.219-233
MIZUKAMI, Maria da Graça.Nicoletti. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L.S.Shulman. Revista do Centro de Educação, Santa Maria,v.29,n.2,set2004.Disponível em http://coralx.ufsm.br/revce/artigos.htm . Acesso em : 10 ago.2015.
MIZUKAMI, Maria da Graça .Nicoletti. Escola e aprendizagem da docência. Aprendizagem da docência : contribuições teoricas. São Carlos: eduUFScar, 2010. Cap.2, p.47 - 114.
PARRILLA, Angeles.; DANIELS, Harry. Criação e Desenvolvimento de grupos de Apoio Entre Professores. São Paulo: edições Loyola,2004.
ROSA, Débora Lázara; MENDES, Ana Néry Furlan; LOCATELLI, Andrea Brandão. (2018). A sistematização dos saberes docentes em suas relações com a formação inicial de professores de química. Revista Contexto &Amp; Educação, 33(105), 68–94. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.68-94
SHULMAN,Lee. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. 1996. disponível em < http://www.fisica.uniud.it/URDF/masterDidSciUD/materiali/pdf/Shulman_1986.pdf > acesso em : 9.ago.2015
SHULMAN,Lee. S. Knowledge and Teaching: foundations of the new reform 1987. disponível em < http://people.ucsc.edu/~ktellez/shulman.pdf > acesso em : 11.ago.2015