POLÍTICA LINGUÍSTICA: POSSIBILIDADES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO INGLÊS COMO MEIO DE INSTRUÇÃO NO CEETEPS

Autores

  • Fabiana IGNÁCIO CEETEPS, São Paulo/SP, Brasil
  • Rodrigo Avella RAMIREZ Unidade de pós graduação-Ceeteps, São Paulo/SP, Brasil
  • Aline Wanderley Camisassa DITTA CEETEPS, São Paulo/SP, Brasil
  • Thiago de MATOS CEETEPS, São Paulo/SP, Brazil

Palavras-chave:

Política Linguística, Inglês como Meio de Instrução, Ensino-aprendizagem, Pós-graduação

Resumo

Em tempos atuais, a língua inglesa é a mais utilizada para comunicação internacional entre falantes não-nativos desse idioma; tendo adquirido o status de lingua franca. Esse novo papel do inglês tem gerado inovações no ensino-aprendizagem do idioma, principalmente no ensino superior. Dentro desse contexto, surge o inglês como meio de instrução- EMI (English as a Medium of Instruction). Este artigo visa analisar o documento de Política Linguística do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) a fim de verificar a possibilidade da implantação de um curso EMI nos cursos da pós-graduação lato sensu oferecidos pela instituição. A metodologia adotada neste estudo foi a análise documental, já que ela traz evidências que fundamentam a afirmação de que o CPS valida a prática EMI em seus cursos de pósgraduação. Os resultados indicam que é viável e possível a implantação de um projeto EMI nos cursos de pós-graduação lato sensu, validado pela política linguística do CEETEPS.

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Publicado

12/07/2021

Como Citar

IGNÁCIO, F. ., RAMIREZ, R. A. ., DITTA, A. W. C. ., & MATOS, T. de . (2021). POLÍTICA LINGUÍSTICA: POSSIBILIDADES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO INGLÊS COMO MEIO DE INSTRUÇÃO NO CEETEPS. evista BTecLE, 5(2), 089–100. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/382

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